Anúncios

Fernando Oliveira

A frente fria trouxe chuva muito irregular entre sexta e sábado com volumes razoáveis em alguns pontos e absolutamente insuficiente em muitos outros. Ontem, ciclone na foz do Rio da Prata (imagem) provocou a circulação de nuvens com chuva muito isolada no Sul e no Leste gaúcho.

Esse ciclone impulsiona ar seco para o Estado que trouxe frio de 11ºC para cidades do Oeste na primeira madrugada do verão. O ar seco hoje toma conta do Rio Grande do Sul e vai garantir muito sol ao longo da semana.

O grande destaque da semana, contudo, será o calor. A temperatura já começa a se elevar hoje e dá uma disparada amanhã e na quarta. A tarde de amanhã será muito quente, mas como vai estar seco refrescará acentuadamente ao fim da tarde. A noite da véspera de Natal, assim, será agradável para quem planeja estar ao ar livre. De quarta em diante se instala uma sequência de tardes extremamente quentes.


Modelos indicam cinco dias seguidos com as máximas perto ou acima de 40ºC em Porto Alegre e em muitas cidades do interior. Na segunda metade da semana e no próximo domingo, a combinação de calor extremo com ingresso de umidade favorecerá chuva de verão isolada. E, como estará excessivamente quente, será alto o risco de tempestades localizadas, algumas intensas e com danos.

Anúncios