Mario Wehbe

Rio Grande do Sul está sob influência de um centro de alta pressão de 1022 hPa no Atlântico a Leste do Estado. Este sistema de alta garante o predomínio do tempo seco e firme com muito sol que marcou o fim de semana e vai perdurar durante toda a semana na esmagadora maioria dos municípios gaúchos.

Com a atmosfera muito estável, seca e com escassa nebulosidade durante a noite, as madrugadas acabando registrando maior resfriamento e mínimas mais baixas. Foi o que se viu no fim de semana com mínimas no sábado de 6,9ºC em Vacaria, 7,2ºC em São José dos Ausentes e Soledade, 8,2ºC em São José do Ouro, 8,4ºC em Chapada, 9,1ºC em Bom Jesus, 9,4ºC em Serafina Correa, e 9,6ºC em Marau. Já ontem, os termômetros indicaram mínimas no Estado de 7,2ºC em São José dos Ausentes e entre 10ºC e 13ºC na maioria dos municípios da Serra e dos Aparados.


Hoje e ao longo da semana, as madrugadas devem seguir bastante amenas e com frio à noite em localidades de maior altitude, especialmente em áreas de baixadas que registram resfriamento mais acentuado no período noturno. Já as tardes terão calor e que será mais intenso no Oeste e no Noroeste do Estado.

Espera-se, assim, uma grande amplitude térmica entre a noite e o dia em praticamente todos os dias desta semana. No próximo fim de semana, a tendência é que a temperatura se eleve mais e as tardes no Rio Grande do Sul serão muito quentes e típicas dos períodos de calor mais intenso do verão e não de fim de março, mas não chega a ser incomum, uma vez que o começo do outono ainda guarda características climáticas próximas do verão.