Anúncios

Novos temporais devem atingir neste começo de semana o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com um canal de umidade que se organiza sobre a parte central do país a partir da Amazônia e proporcionado por um centro de baixa pressão no Oceano Atlântico.

Granizo que atingiu Jandaia do Sul (PR) neste fim de semana | REDES SOCIAIS

O risco de temporais será maior em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde haverá locais com chuva isoladamente forte a intensa e a possibilidade de tempestades localizadas com rajadas de vento e granizo.

O risco de temporais é menor no Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém não podem ser descartadas ocorrências isoladas de chuva forte ou com temporal nesta segunda.

A instabilidade será maior da tarde para a noite devido à convecção diurna gerada pelo aquecimento com elevada umidade, que forma nuvens carregadas que despejam energia na segunda metade do dia.

O fim de semana já foi de temporais. Tempestades fortes a severas atingiram várias regiões do Paraná entre ontem e hoje, deixando destruição e milhares de pessoas afetadas. A Defesa Civil estadual contabilizou mais de 3,2 mil residências danificadas por ventos intensos e granizo, além de destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos em dezenas de cidades.

As chuvas foram generalizadas. Em Santa Helena, no Oeste, o volume acumulado chegou a quase 150 mm. Em Campo Mourão, o temporal derrubou árvores, danificou o prédio da prefeitura e deixou duas famílias desalojadas. O município deve decretar estado de calamidade pública.

No Norte do estado, Jandaia do Sul foi uma das cidades mais castigadas, com 1,6 mil pessoas afetadas e 700 casas danificadas por granizo de grande tamanho. A Defesa Civil distribuiu lonas, telhas e kits de ajuda humanitária para moradores da região.

O episódio mais grave se deu no interior do estado de São Paulo com supercélula de tempestade que atingiu Regente Feijó, no Oeste paulista, na madrugada deste domingo, deixando um morto e dezenas de feridos após o desabamento de uma estrutura metálica durante uma festa.

Em Minas Gerais, a tarde deste domingo teve chuva localmente forte a intensa em várias cidades com alagamentos em alguns municípios. Chovia muito forte em Belo Horizonte no começo da noite deste domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios