Anúncios

Chuva causou alagamentos no fim de semana em Santa Catarina | COREDEC

A semana começa com risco ainda de chuva volumosa e localmente excessiva em áreas do Sul do Brasil, particularmente nos estado de Santa Catarina e do Paraná, já castigados durante o fim de semana por acumulados de precipitação muito altos em grande número de localidades.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para 72 horas da rodada da madrugada de hoje do modelo de alta resolução WRF com a precipitação prevista no intervalo até às 21h de quarta-feira. O mapa pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui).

Como se observa no mapa, os maiores acumulados de chuva no período devem se dar em parte do estado do Paraná, em particular no litoral e áreas adjacentes da Serra do Mar, e no extremo Nordeste de Santa Catarina.

Os acumulados em pontos destas áreas podem superar os 100 mm, entretanto em alguns locais os volumes de chuva neste intervalo de 72 horas podem atingir marcas tão altas quanto 150 mm a 200 mm, podendo gerar mais ocorrências de alagamentos, inundações, deslizamentos de terra e queda de barreiras.

A chuva excessiva fim de semana trouxe cheias e dos deslizamentos em Santa Catarina e no Paraná com mais de 200 mm em cidades dos dois estados. Dados de estações meteorológicas mostram que os volumes de chuva ultrapassaram os 100 mm em dezenas de municípios do Paraná. Em Laranjeiras do Sul, a precipitação até o final do domingo somava 230 mm. Diversas cidades do Paraná enfrentaram alagamentos. Em Curitiba, houve pontos de alagamentos em 23 bairros.

Em Santa Catarina, a precipitação igualmente ultrapassou os 100 mm em várias cidades do estado durante o fim de semana com o maior registro de precipitação em Dionísio Cerqueira, no Oeste, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia até agora o final do domingo anotava 214 mm.

Houve alagamentos, enxurradas e inundações. A maior cidade do estado, Joinville, ficou alagada e registrou deslizamentos de terra. No Oeste, o Rio Peperi Guaçu transbordou e alagou a Ponte Internacional, responsável por ligar o município de Paraíso, no Brasil, com San Pedro, na Argentina. O município de Araquari decretou situação de emergência. Tem mais chuva na previsão para os estados de Santa Catarina e o Paraná com acumulados que localmente podem ser excessivos.

Segue muito alto a crítico o risco de mais deslizamentos de terra em áreas de encostas de morros. Devem ocorrer ainda novas quedas de barreiras que podem gerar outros bloqueios parciais ou totais de rodovias estaduais e federais nos dois estados. Devido aos volumes muito altos de chuva, as Cataratas do Iguaçu devem apresentar grande vazão nos próximos dias.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.