A semana começou com frio de inverno e geada no Sul do Brasil quase na metade do mês de novembro com temperaturas mínimas muito abaixo da média desta época do ano e formação de geada.

NILSON WOLFF/ARQUIVO
No Rio Grande do Sul, estações meteorológicas registraram mínimas nesta segunda-feira (10) de 2,6ºC em São José dos Ausentes; 3,2ºC em Cambará do Sul; 3,6ºC em Pinheiro Machado; 4,1ºC em Soledade; 4,6ºC em Monte Alegre dos Campos; 4,9ºC em Bom Jesus e São Francisco de Paula; 5,1ºC em Herval; 5,2ºC em Pedras Altas; 5,8ºC em Gramado; 5,9ºC em Canela; 6,8ºC em Gramado Xavier e Riozinho; 6,9ºC em André da Rocha; e 7,0ºC em Rolante, Fontoura Xavier e Livramento.
Na Grande Porto Alegre, o amanhecer também foi de muito frio para os padrões desta época do ano. Os termômetros indicaram 7,5ºC em Viamão; 8,9ºC em Gravataí; 9,3ºC em Eldorado do Sul e Cachoeirinha; 10,3ºC em Campo Bom; 11,2ºC em Sapucaia do Sul; 11,9ºC em Nova Santa Rita; e 12,0ºC em São Leopoldo.
Em Porto Alegre, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram mínimas de 11,0ºC no Aeroclube de Belém Novo, na zona Sul da cidade; e 12,2ºC na estação de referência do bairro Jardim Botânico, na zona Leste da capital gaúcha.
O frio se fez sentir também no Planalto Sul de Santa Catarina. A temperatura mínima desta segunda-feira em São Joaquim desceu a apenas 1,7ºC na estação meteorológica instalada no Jardim Bandeira.
As muito baixas temperaturas deste começo de semana são consequência do ingresso de uma massa de ar frio no fim de semana, que foi impulsionada por um ciclone que se formou sobre o Rio Grande do Sul. Nesta terça, a madrugada terá mínimas mais altas que hoje, mas ainda faz frio com marcas ao redor de até 10ºC na Grande Porto Alegre e abaixo de 5ºC em pontos dos Campos de Cima da Serra.
