Chuva não deixa Porto Alegre tão cedo com previsão de muitos dias ainda de instabilidade na capital gaúcha e alerta de elevados volumes | FERNANDO OLIVEIRA

O tempo mudou radicalmente em Porto Alegre hoje em relação ao feriado. Depois de uma segunda-feira com sol, nuvens e temperatura agradável, esta terça foi marcada por tempo encoberto, chuva e garoa. Com a instabilidade, a temperatura pouco variou e a máxima chegou a apenas 19,7ºC na estação do Jardim Botânico.

A chuva não foi tão volumosa quanto em algumas cidades do interior que somaram somente nesta terça mais de 50 mm, mas os acumulados não foram baixos hoje na cidade. A precipitação na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Belém Novo, no extremo Sul da cidade, somou até o começo da noite 23 mm, quase um quarto da média de chuva do mês todo na capital.

Mas tem muita chuva ainda por vir para Porto Alegre. Com isso, a MetSul Meteorologia projeta a possibilidade de que a média histórica de precipitação de maio na capital de 112,8 mm possa ser superada até o começo da semana que vem.

Vários modelos numéricos indicam marcas perto ou acima de 100 mm na soma da chuva até a segunda-feira na cidade. O modelo europeu, na sua rodada das 12Z de hoje, projetou 175 mm para a capital até o começo da semana que vem.

E não apenas o prognóstico é de muita chuva. A previsão é de muitos dias chuvosos seguidos. Esta terça foi recém o primeiro de uma série de dias de tempo instável em Porto Alegre e região metropolitana.

O tempo quase nada muda nesta quarta em relação a hoje. Porto Alegre terá outro dia de céu encoberto com tempo chuvoso. Chove e garoa a qualquer hora do dia. Devido ao quadro de instabilidade, a temperatura muito pouco varia, mas não chega a fazer frio. A umidade é que vai estar muito alta.

Na quinta, a instabilidade diminuiu. Será outra jornada de muitas nuvens com chance de chuva ou garoa em alguns momentos, mas podem ocorrer alguns momentos de melhoria. Na sexta, abundante nebulosidade. A primeira metade do dia pode ter breves aberturas, mas da tarde para a noite a instabilidade aumenta e não se afasta chuva forte com trovoadas.

O período mais crítico de instabilidade, quando pode chover muito, será o final da sexta e o fim de semana, mas especialmente o sábado. Neste período não se pode afastar chuva por vezes forte ou intensa com risco de alagamentos. Tanto o sábado quanto o domingo serão dias de acentuada instabilidade.

Na segunda, o tempo ainda não vai estar firme e ainda se espera chuva pela passagem de uma frente fria. Na terça, ar mais seco e frio ingressa, o que vai garantir a melhora do tempo e o retorno do sol com temperatura amena depois de uma semana de instabilidade.