O Rio Grande do Sul voltou a ser castigado por vendavais no final da sexta-feira e na madrugada deste sábado, exatamente como era alertado pela MetSul Meteorologia. O segundo episódio de vento muito forte ocorreu apenas um dia e meio após a onda de tempestades da quinta-feira que causou muitos estragos e deixou 500 mil clientes sem luz no estado pelas rajadas que chegaram a 122 k/h.
De acordo com dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento no interior do estado entre o final da sexta e o começo do dia de hoje foram mais fortes em cidades do Centro, Sul e o Leste do estado, as áreas que o nosso alerta havia indicado como de maior risco.
As rajadas de vento atingiram na rede federal 88 km/h em Santa Vitória do Palmar, 71 km/h em São Vicente do Sul, 68 km/h em Caçapava do Sul, 63 km/h em Jaguarão e Bento Gonçalves, 62 km/h em Bagé e 61 km/h.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia no Litoral Norte seguem sem operar e não há dados do vento na região. No Litoral Sul, a barra do Porto de Rio Grande teve vento de 70 km/h no final da sexta-feira.
Em Porto Alegre, as fortes rajadas de vento começaram pouco antes das duas da manhã deste sábado. O vento soprou muito forte por minutos e por cerca de uma hora e meia ainda foram registradas rajadas fortes esporádicas, antes de o vento ceder do meio para o final da madrugada. O vento provocou clarões verdes sobre a cidade pelas rajadas impactando a rede elétrica.
📍Centro Histórico
Pouco antes das 2h deste sábado, fortes rajadas de vento atingem Porto Alegre. No momento em que gravava as imagens, o flagrante de uma espécie de explosão em direção ao Parque Harmonia. Apesar da luminosidade, não houve barulho@correio_dopovo @metsul pic.twitter.com/VZgedRTr8K
— Jonathas Costa (@jonathasac) October 26, 2024
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no Aeroclube do Rio Grande do Sul, no bairro Belém Novo, no extremo Sul da capital gaúcha, anotou uma rajada de vento perto das duas da manhã de 81 km/h.
Por que ventou tão forte? Embora o fim da tarde de sexta com tempo aberto e marcas amenas em nada sugerisse uma mudança do tempo, a MetSul alertava que uma frente fria cruzaria muito rapidamente pelo estado sem chuva ou com volumes baixos onde chovesse durante o fim da sexta e o começo do sábado.
TEMPO | Animação das imagens de satélite mostra chegada da frente fria com reforço de ar frio em Porto Alegre que se deu com rajadas de vento acima de 80 km/h. pic.twitter.com/rH31WbpRhP
— MetSul.com (@metsul) October 26, 2024
A frente fria traria também o vento, como se confirmou, porque na retaguarda do sistema frontal avançava uma massa de ar frio mais forte e a troca rápida de massas de ar acabaria por provocar o vento.
E há risco ainda de vento forte? Não. O risco passou. O sol já aparece na maior parte do Rio Grande do Sul e o tempo firme vai predominar neste fim de semana. O tempo aberto com o ar frio deve, inclusive, trazer uma madrugada de temperatura baixa no começo deste domingo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.