Uma segunda frente fria, a segunda em quatro dias, vai avançar do Sul para o Sudeste do Brasil entre esta quarta e a quinta-feira. No domingo, o primeiro sistema frontal trouxe chuva com altos volumes no Rio Grande do Sul e temporais isolados. A primeira frente da semana chegou hoje ao Sul de São Paulo. Já a segunda frente, ao contrário, terá muito escassa atividade ao se deslocar pelo Sul do país.

INMET

A primeira frente fria está associada a um grande sistema de baixa pressão no Atlântico Sul, um ciclone extratropical. Na imagem da carta sinótica da manhã de hoje era possível ver o ciclone a Leste da Argentina e o primeiro sistema frontal da semana, associado a este ciclone, derivando até o Sul de São Paulo.

Esta segunda e quase inativa frente se forma a partir de uma área de baixa pressão secundária que podia ser vista se aprofundando como um pequena ciclone na costa de Buenos Aires na tarde de hoje. O ramo frontal trazia nuvens na área do Prata e já provoca aumento de nebulosidade nesta noite no Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai.

METSUL

A frente fria cruza rapidamente pelo Rio Grande do Sul nesta quarta na dianteira de ar mais frio que trará madrugadas de temperatura mais baixa no final desta semana. Ao cruzar rapidamente pelo estado, a faixa de nuvens da frente traz apenas aumento de nebulosidade por algumas horas, mas o sol aparece em todas as cidades. A chance de precipitação é baixíssima e, se ocorrer, será na forma de garoa em um ponto ou outro.

A quarta-feira começará novamente fria e com geada em baixadas da Metade Norte. Previsão de mínimas de 0ºC a 2ºC nos Campos de Cima da Serra, de 9ºC ou 10ºC em pontos da Grande Porto Alegre e de 12ºC na capital. A tarde, por sua vez, terá marcas menores que as de hoje na maioria das cidades e será agradável. As máximas, em geral, devem ficar entre 20ºC e 22ºC.

Este sistema frontal, que basicamente vai trazer mais nuvens por algumas horas, se deslocará muito rapidamente pelo Sul do Brasil, de forma que não se deve esperar um dia com o tempo fechado. O sol aparece nesta quarta na Região Sul. De manhã, a frente estará no Rio Grande do Sul. À tarde, o sistema frontal já estará no Leste de Santa Catarina. À noite, a frente já vai se encontrar no Sul de São Paulo.

METSUL

Assim como no Rio Grande do Sul, a passagem da frente não deve trazer precipitação em quase nenhum lugar em Santa Catarina e no Paraná. No Norte paranaense é que há possibilidade de precipitação, mas ainda pela instabilidade associada à primeira frente fria da semana que avançou para o Centro do Brasil.

Esta segunda frente vai reforçar a instabilidade da primeira que está sobre o Sudeste do Brasil. Por isso, chove em vários pontos do estado de São Paulo nesta quarta com a instabilidade atuando mais no Oeste, no Centro e no Sul do estado. O dia na capital paulista será de muitas nuvens e períodos de chuva e garoa. A primeira frente fria da semana, que chegou nas últimas horas a São Paulo, finalmente alcança o Rio de Janeiro e traz chuva.

A atuação da frente fria e os ventos úmidos que vão soprar do mar com uma massa de ar frio de trajetória oceânica vão deixar o tempo instável na segunda metade da semana em áreas junto e perto da costa em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por isso, as cidades de São Paulo e do Rio devem ter tempo por vezes instável até sábado.

Já no Rio Grande do Sul, o ingresso de ar mais seco e frio na retaguarda da frente trará dias de sol, embora entre esta quinta e a sexta não se afaste chuva ou garoa isolada em pontos do Leste gaúcho perto da costa. Tanto as mínimas como as máximas serão mais baixas de quinta-feira em diante. As madrugadas de sexta, sábado e o domingo podem ser as mais frias em Porto Alegre e no interior gaúcho.

Pode fazer na sexta e no final da semana 8ºC a 10ºC em Porto Alegre, 5ºC a 7ºC em pontos da Grande Porto Alegre, ao redor e abaixo de 5ºC em muitas cidades do interior e negativas em baixadas da região de Soledade e dos Aparados com formação de geada em maior número de pontos.