Anúncios

Fumaça de queimadas cobre grande parte do Brasil na manhã desta sexta-feira. Com exceção de áreas do Nordeste e mais ao Sul do país, uma enorme área do país está coberta por fumaça na manhã de hoje. O pior ocorre no Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste.

NOAA/NASA

A imagem acima do satélite meteorológico GOES-16 mostra como o Brasil está coberto de fumaça na manhã desta sexta-feira com grande número de estados afetado pela pluma de material particulado resultante da queima de biomassa.

A fumaça na manhã de hoje, conforme a análise das imagens de satélite, atinge estados como Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino estão com as aulas suspensas desde a terça-feira em Rio Branco, no Acre, devido à má qualidade do pela fumaça que atingiu níveis perigosos à saúde e considerados perigosos.

Ontem à tarde, a qualidade do ar era ruim ou muito ruim em várias estações do estado de São Paulo mantidas pela Cetesb. O ar estava insalubre tanto na Grande São Paulo como em muitas cidades do interior paulista.

Há focos de queimadas em vários estados, mas o pior ocorre no Mato Grosso, na região amazônica e na Bolívia. Estas áreas respondem pela maior parte da fumaça que cobre o Brasil neste momento.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os satélites identificaram 11.590 focos de calor na Amazônia brasileira somente nos primeiros cinco dias do mês, um terço da média histórica do mês todo de 32.245 focos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.