Anúncios

A tão desejada frente fria que vai romper com o resistente bloqueio atmosférico e acabar com a intensa e prolongada onda de calor no Rio Grande do Sul já podia ser vista durante esta quinta-feira em imagens de satélites meteorológicos.

DSA/CPTEC

Imagens do satélite meteorológico GOE-16 mostravam a frente fria no extremo Sul da América do Sul, avançando na dianteira de uma massa de ar frio no Pacífico Sul.

O sistema frontal atuava nesta quinta na região de Magalhães, no Sul do Chile, e nas províncias argentinas da Terra do Fogo e Santa Cruz, no Sul do país.

O Serviço Meteorológico da Argentina (SMN) havia emitido um alerta amarelo por chuva na província de Santa Cruz. No Chile, avisos de mau tempo eram válido ao Sul de Concepción.

SAIBA MAIS>: CLIQUE AQUI E SAIBA COMO A FRENTE FRIA IMPACTARÁ ESTADO POR ESTADO DO SUL E DO SUDESTE DO BRASIL 

A passagem da frente fria por Punta Arenas, na região chilena de Magalhães, se deu com chuva e vento forte. O aeroporto da cidade chilena registrou rajadas de vento que chegaram a 72 km/h.

A temperatura às 15h desta quinta no Sul do continente era de 8ºC em Puerto Deseado (Santa Cruz) com sensação de 5,5ºC; 10,3ºC em Rio Gallegos (Santa Cruz); 10,8ºC em Calafate (Santa Cruz); 11,1ºC em Puerto Santa Cruz (11,1ºC); e 12,4ºC em Ushuaia e Rio Grande (Terra do Fogo).

A frente fria avança nesta sexta-feira pelo Norte da Patagônia e ganha muita intensidade com chuva e tempestades fortes a severas em La Pampa e do Centro para o Sul da província de Buenos Aires da tarde para a noite.

No sábado, a frente atinge a cidade de Buenos Aires e províncias do Centro argentino como Santa Fé, Entre Rios e Córdoba. Desloca-se pelo Uruguai no decorrer do sábado e alcança a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai entre o final do sábado e o começo do domingo.

A previsão é de a frente fria avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer do domingo com chuva e risco de rajadas de vento forte, derrubando a temperatura e colocando fim à onda de calor. O domingo, inclusive, pode terminar com sensação de frio mais ao Sul do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.