Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo devem ter mais três dias com temporais com risco de chuva localmente forte a intensa com raios.

Temporal em São Paulo

São Pauo vai enfrentar novos temporais até segunda-feira | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL

A atmosfera vai seguir muito instável agora neste fim de semana (17 e 18/1) e ainda na segunda-feira (19) com altíssima probabilidade de formação de nuvens carregadas que devem trazer episódios de chuva intensa localizada e de temporais.

Estes episódios de chuva forte trazem risco de alagamentos, enxurradas, inundações repentinas e transbordamento de córregos pelos altos volumes em curto período.

A chuva será consequência de convecção que é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.

À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Por essa razão, em consequência do aquecimento diurno, os episódios de chuva forte a intensa com temporais devem ocorrer principalmente em horas da tarde para a noite, especialmente entre 15h e 21h.

Na segunda-feira, a instabilidade será reforçada pela chegada de uma frente fria, que estará sendo impulsionada por uma massa de ar frio avançando pelo Sul do Brasil.

Temporal ontem deixou desaparecidos

As fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo na sexta-feira causaram alagamentos, deslizamentos de terra, interrupções no transporte e deixaram pessoas desaparecidas. No Capão Redondo, zona sul da capital, um casal de idosos, de 67 e 68 anos, desapareceu após o carro em que estavam ser arrastado por um córrego na avenida Carlos Caldeira Filho.

As buscas foram suspensas à noite e serão retomadas neste sábado. No mesmo local, outro veículo foi arrastado, mas o motorista foi resgatado sem ferimentos. Ainda na região, um homem desapareceu ao tentar ajudar pessoas em um carro submerso.

O temporal provocou quedas de energia, deixando mais de 40 mil imóveis sem luz, além de afetar vias importantes, como as marginais Pinheiros e Tietê. A CPTM reduziu a velocidade dos trens da Linha 10-Turquesa. A rodovia Régis Bittencourt chegou a ser totalmente bloqueada, com congestionamento de até 30 quilômetros.

Quando param os temporais?

São Paulo e a Grande São Paulo enfrentam temporais da tarde para a noite todos os dias desde a terça-feira (13), ou seja, a região vai completar uma semana com episódios diários de chuva forte. A tendência é que a partir de terça-feira (19) a instabilidade ceda com o ingresso de ar mais frio, colocando fim à sequência de muitos dias com temporais de verão.

Anúncios