Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que a segunda-feira terá calor excessivo a extremo no estado de São Paulo com marcas entre 35ºC e 40ºC na maioria dos municípios do estado e mesmo na Grande São Paulo.

Uma massa de ar quente cobre atualmente o estado paulista, mas deve se reforçar nesta segunda-feira com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, o que vai criar uma condição pré-frontal que potencializa o aquecimento.

Neste domingo, o calor já foi excessivo em parte do estado de São Paulo com marcas de até 40ºC no interior. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram máximas de 40,0ºC em Valparaíso; 38,4ºC em Dracena; 38,3ºC em Presidente Prudente; 38,2ºC em José Bonifácio; e 38,1ºC em Rancharia e Jales.

Na cidade de São Paulo, conforme as estações do órgão federal, as máximas durante a tarde deste domingo foram de 34,0ºC no Mirante de Santana (zona Norte) e 32,2ºC em Interlagos (zona Sul).

Conforme o prognóstico da MetSul Meteorologia, o calor aumenta ainda mais nesta segunda na cidade de São Paulo e no interior do estado com marcas escaldantes e que, em algumas cidades, podem ser as mais altas em vários meses.

METSUL

O mapa acima mostra as anomalias de temperatura previstas (desvios da média) para a tarde desta segunda-feira, conforme o modelo meteorológico alemão Icon. Como se vê, onde a temperatura mais deve ficar acima do normal desta época do ano será no Sul e no Leste do estado com marcas até 15ºC acima do normal da climatologia no Sul (Vale do Ribeira) e muito acima da média ainda no litoral e na Grande São Paulo.

No Vale do Ribeira e em pontos da costa, a temperatura deve ficar entre 37ºC e 40ºC. Em alguns pontos do litoral, por conta da interação dos ventos quentes com o relevo, os termômetros podem marcar mais de 40ºC em tarde tórrida.

O calor será implacável também na cidade de São Paulo. Os paulistanos e os moradores da Grande São Paulo enfrentarão um dia escaldante com muito calor já desde de manhã. A capital paulista pode ter máximas à tarde de 35ºC a 37ºC na maioria dos bairros. Cabe recordar que a máxima média de outubro da cidade é de 26,5ºC, ou seja, a tarde desta segunda pode ser até 10ºC mais quente que o normal na capital.

No interior, onde é normalmente quente, o que explica os desvios de temperatura menores que na costa, o calor será excessivo a extremo. Cidades do Oeste, Noroeste, Norte e o Centro do estado paulista devem ter máximas de 37ºC a 40ºC, mas em alguns municípios pode fazer até 41ºC ou 42ºC.

Na terça-feira, a chegada de uma frente fria deve trazer um enorme alívio em parte do estado de São Paulo. Vai refrescar demais no Sul e no Leste paulista com a chegada de ar mais frio. Dos mais de 35ºC na tarde desta segunda, a capital paulista passará para 19ºC a 20ºC na tarde da terça com muitas nuvens e chance de chuva. Do Centro para o Norte do estado, no interior, ainda fará muito calor com marcas perto de 40ºC perto da divisa com Minas Gerais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.