A cidade de São Paulo e municípios vizinhos da maior metrópole do país e da América Latina terão um dia atipicamente frio nesta sexta-feira com a atuação de uma frente fria e a chegada de uma potente massa de ar polar, horas depois de a temperatura ter atingido 30ºC na região na tarde da quinta-feira.

Com o ingresso do ar polar, a temperatura despenca e seguirá em queda no decorrer do dia, o que vai levar a uma tarde e noite de sexta-feira com frio muito intenso na capital paulista e na Grande São Paulo. A temperatura máxima do dia ocorre nas primeiras horas desta sexta-feira e a mínima no final do dia. Por isso, depois de uma madrugada amena, a temperatura estará em acentuado declínio durante a manhã.

Esta sexta-feira na cidade de São Paulo será marcada pelo tempo instável por conta da atuação da frente fria. O dia será de abundante nebulosidade com chance de chuva ou garoa a qualquer hora. O vento se intensifica à medida que ingressa a massa de ar frio, o que vai proporcionar muito baixa sensação térmica para quem estiver na rua.

Será uma tarde diferente do que o paulistano está acostumado. A temperatura prevista para o período da tarde hoje é atipicamente baixa. Não apenas a MetSul antecipa que será a tarde mais fria do inverno até agora como também se desenha ser a tarde mais fria deste ano na capital paulista. No dia 18 de maio, a estação do Mirante de Santana teve 12,3ºC à tarde com registro horário de 11,8ºC às 15h, o que pode ser superado pelo frio de hoje.

Projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) do modelo meteorológico europeu para o nível de 850 hPa (1500 metros) mostra como será a intensa a massa de ar frio sobre São Paulo hoje à tarde | METSUL

Os modelos analisados pela MetSul Meteorologia indicam temperatura às 15h desta sexta de 1-10ºC a 12ºC na maior parte da capital paulista. Colocando em uma perspectiva histórica o que representam tais valores, a temperatura média máxima histórica de agosto na cidade é de 24,5ºC, logo o que se prevê para a tarde desta sexta-feira é quase 15ºC abaixo do normal para o horário nesta época do ano.

Na estatística histórica, desde 1961, as menores máximas em agosto na cidade de São Paulo, com base dos dados do Mirante de Santana, foram de 8,8ºC (19/8/1987), 9,3ºC (21/8/2020), 9,4ºC (2/8/1991), 9,6ºC (15/8/1999) e 9,8ºC (21/8/1976).

A chuva e vento vão agravar a percepção de frio com muito baixa sensação térmica de manhã, à tarde e ainda durante a noite. Com temperatura do ar circulante de 10ºC a 11ºC e vento por vezes de até 30 km/h, a sensação térmica na capital paulista deve chegar a 5ºC a 7ºC em alguns momentos com frio mais intenso em bairros do sul da cidade.

O frio vai prosseguir no fim de semana, mas as mínimas não devem ser muito baixas na cidade de São Paulo. Isso porque porque infiltração de umidade marítima pela alta pressão sobre o Atlântico trará muita nebulosidade e chuva ainda no sábado com alguma possibilidade ainda no domingo.

Sábado, domingo e segunda-feira devem ter mínimas ao redor de 10ºC a 11ºC na cidade de São Paulo. A tarde de sábado ainda deve ser muito fria com até 13ºC, mas a partir do domingo as marcas nos termômetros devem entrar em elevação com menos frio domingo e marcas muito amenas na tarde da segunda. (Com foto de capa de Paulo Pinto/Fotos Públicas)