São Paulo terá uma mudança de padrão atmosférico nos próximos dias com menos calor e chuva mais frequente sob maior umidade, o que trará também o risco de episódios de chuva forte com alagamentos e temporais, alerta a MetSul Meteorologia.

Cidade de São Paulo terá chuva frequente neste fim de ano e com risco de precipitação forte e temporal por vezes com alagamentos |SUAMY BEYDOUN/AGIF/AFP/METSUL METEOROLOGIA
A cidade de São Paulo experimenta uma semana de calor excessivo a ponto de marcas históricas de temperatura alta terem sido superadas, reescrevendo a climatologia da capital paulista.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana (zona Norte) registrou máximas de 33,7ºC no domingo (21); 33,9ºC na segunda (22); 34,1ºC na terça (23); 34,6ºC na quarta (24); e 35,9ºC na quinta (25).
Aliás, a cidade de São Paulo viveu um Natal histórico de calor extremo. A capital paulista registrou o dia de Natal mais quente em ao menos 65 anos e o dia mais quente de 2025 até agora, segundo análise da MetSul Meteorologia. A máxima de 35,9ºC ficou muito acima da média histórica de dezembro, que é de 28,3ºC.
A temperatura superou a máxima anterior do ano, de 35,1ºC em outubro, e estabeleceu um novo recorde absoluto para o mês de dezembro desde o início das medições regulares, em 1943, batendo os 35,6ºC registrados em 1998.
O calor nestes níveis é ainda mais excepcional por ocorrer em pleno período chuvoso do ano, quando normalmente a maior nebulosidade e a umidade costumam limitar extremos térmicos.
A previsão da MetSul Meteorologia sinaliza gradual mudança de padrão atmosférico nos próximos dias com aumento da umidade, o que vai significar menos calor e mais dias com maior nebulosidade e chuva.
O calor deve seguir ao menos até segunda-feira (29), mas nos níveis dos últimos dias. Vai ser mais moderado nas temperaturas, entretanto a maior umidade vai provocar forte abafamento e grande desconforto térmico. As máximas, na maioria dos dias, deverão ficar entre 30ºC e 32ºC.
Com o calor e a maior umidade, as condições se tornam mais favoráveis à ocorrência da tradicional chuva desta época do ano, que ocorre mais da tarde para a noite e pode ser localmente forte a intensa com alagamentos e risco de temporais.
Na semana que vem, que terá chuva frequente com vários temporais de meio e fim de tarde com pancadas fortes a torrenciais, as temperaturas estarão muito menores e em vários dias não devem superar os 30ºC, embora o forte abafamento pela alta umidade.
