Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte a intensa com temporais no Leste de São Paulo a partir de hoje e durante os próximos dias, esperando-se alagamentos com perigo de inundações repentinas.

Temporal em São Paulo

Chuva forte é alto risco em São Paulo por vários dias seguidos | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL

Serão vários dias seguidos de instabilidade com risco de chuva forte a intensa trazer acumulados elevados de precipitação em curto intervalo, criando condições para os alagamentos, inundações repentinas e enxurradas, além de deslizamentos de encostas e transbordamento de arroios e córregos.

Temporais isolados atingem o interior paulista, mas o maior risco de chuva por vezes intensa vai se concentrar no Leste do estado de São Paulo, o que inclui a cidade de São Paulo e sua área metropolitana assim como a Baixada Santista e outros pontos do litoral.

A chuva será consequência de convecção que é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.

À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Por essa razão, em consequência do aquecimento diurno, os episódios de chuva forte a intensa com temporais devem ocorrer principalmente em horas da tarde para a noite, especialmente entre 15h e 21h.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam a possibilidade de chuva por vezes forte a intensa na cidade de São Paulo, Grande São Paulo e o litoral todos os dias até o final desta semana, esperando-se ainda instabilidade no começo da semana que vem.

METSUL

Os volumes de chuva na soma de hoje, amanhã e quinta devem passar de 100 mm em diferentes pontos do Leste paulista e em alguns locais, de forma isolada, podem somar até 150 mm a 200 mm em apenas três dias.

Períodos de precipitação localizada torrencial podem produzir acumulados de até 50 mm ou mais em menos de três horas, aumentando o potencial para alagamentos em áreas urbanas.

Além da chuva, há risco de temporais isolados com raios e ocasionais rajadas de vento com transtornos como falta de luz, entretanto o risco meteorológico maior é mesmo a ocorrência de chuva forte.

Anúncios