Anúncios

A MetSul Meteorologia reforça o alerta de que o estado de São Paulo terça chuva forte a intensa em diferentes pontos e novos temporais com vendavais durante este fim de semana e o começo da semana.

São Paulo terá chuva forte e novos temporais com vendavauis neste fim de semana | Chuva voltará a ser muito forte em São Paulo | CRIS FAGA/NURPHOTO/AF/METSUL METEOROLOGIA

Uma massa de ar quente e úmido tropical atua sobre o Centro-Sul do Brasil e áreas de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do país reforçam a instabilidade no território paulista.

Os temporais já atingiram ontem pontos do interior paulista e prosseguem hoje, no domingo e na segunda-feira. Na sexta, o volume de chuva alto acumulou água em vias e atingiu escolas com alagamentos em Presidente Prudente. Em Maracaí, ventos intensos destelharam imóveis e a cidade decretou calamidade pública. Em Presidente Epitácio, houve quedas de árvores, destelhamentos e danos por granizo. Na rodovia Raposo Tavares, um trecho ficou bloqueado por alagamento. Em Piracicaba, temporal com chuva intensa e vento alagou ruas e causou quedas de árvores.

Agora, neste fim de semana e no começo da semana, a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo estão entre as áreas que mais preocupam neste fim de semana e na segunda por conta ainda dos reflexos dos ventos ao redor de 100 km/h do ciclone na quarta-feira.

O risco elevado de chuva forte a localmente intensa, e ainda com a possibilidade que haja vento forte em alguns locais, deve complicar o trabalho de reconstrução da rede elétrica destruída pelo ciclone e causar novos problemas, prolongando ainda por vários dias a crise da falta de luz.

Na manhã deste sábado, às 8h, o painel da Enel informava 504 mil clientes no escuro, ou seja, perto de 2 milhões de pessoas. Somente a cidade de São Paulo ainda tinha 370 mil imóveis sem luz.

A falta de luz impacta serviços essenciais, como semáforos e abastecimento de água, e ainda causa transtornos na mobilidade. Comerciantes e moradores da capital paulista e região perdem mercadorias e alguns estabelecimentos deixaram de funcionar com a falta de luz.

Anúncios