O estado de São Paulo experimentou nesta terça mais um dia tórrido com marcas acima de 40ºC, O calor foi mais intenso no Centro, Oeste e no Norte enquanto na costa repetiu-se o ingresso de ontem de ar mais ameno com temperatura mais baixa. Quatro dos últimos cinco dias anotaram máximas acima dos 40ºC na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no estado paulista.
As máximas nesta terça-feira em São Paulo pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia ficaram ainda muito altas e ao menos sete cidades com medições do órgão tiveram marcas ao redor e acima de 40°C.
A máxima no estado foi de 41,3°C em Barretos com umidade relativa do ar de apenas 14%. Dos 26 dias de setembro, em 15 a temperatura passou de 35°C na cidade do Norte paulista. Hoje foi décimo dia consecutivo com máximas acima de 36°C no município. Na sequência, Ituverava anotou 41,1°C, Bebedouro 40,7°C, São Simão 40,6°C, Valparaíso 40,5°C, Lins 40,4°C e Pradópolis 40,1°C.
Na cidade de São Paulo, a temperatura máxima nesta terça na estação de referência climatológica do Mirante de Santana foi de 35,5ºC. Assim como na véspera, houve uma enorme diferença de temperatura para a zona Sul da cidade, mais perto da costa. No SESC-Interlagos, a estação não marcou mais de 29,2ºC.
Nesta quarta, o tempo segue muito quente na cidade de São Paulo, mas não deve esquentar como hoje. Haverá mais nuvens e não se afasta chuva passageira ainda no começo do dia. Da tarde para a noite, aumenta muito o risco de chuva forte e de temporal na capital paulista com a chegada de uma frente fria.
No interior, as máximas também diminuem e devem ficar entre 37ºC e 39ºC no Oeste, Centro e Norte do estado. Alguns pontos isolados ainda podem ter marcas ao redor dos 40ºC. Na segunda metade do dia, fortes áreas de instabilidade se formam no interior paulista com risco de chuva localmente forte a intensa, raios, queda de granizo localizada e ocasionais vendavais isolados. A instabilidade pode ser muito forte em setores do Sul e do Leste paulista.