Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo devem enfrentar novos temporais com chuva localmente forte a intensa e risco de queda de granizo e rajadas de vento forte nos próximos dias.

TOM VIEIRA/AGIF/AFP/METSUL

No final da terça-feira (13), um forte temporal com muitos raios atingiu a cidade de São Paulo. O maior acumulado de chuva chegou a 92,6 mm na região do Mercado Municipal, no Rio Tamanduateí, enquanto estações do CGE registraram até 75,2 mm na Vila Prudente. O vento chegou a 70,4 km/h em Santana, no Carandiru, durante o pico da tempestade. Além disso, houve queda de granizo em pelo menos duas áreas da capital, no Jaçanã e na Lapa.

Nesta quarta (14) à tarde, outro temporal provocou alagamentos, queda de granizo e transtornos no transporte e no fornecimento de energia, levando o CGE a colocar todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos. O temporal também causou interrupções no serviço elétrico, com mais de 37 mil imóveis sem luz no pico da ocorrência, segundo a Enel.

A MetSul Meteorologia havia alertado que a cidade de São Paulo enfrentaria sequência de dias de temporais e destaca que este período de forte instabilidade com tempestades diárias está longe do fim.

Os dados analisados pela MetSul indicam que serão vários dias ainda pela frente com ocorrências de chuva localmente forte a intensa e com temporais isolados na cidade de São Paulo e na região metropolitana.

O cenário é favorável para estes episódios de chuva forte e temporais nesta quinta (15), na sexta (16), no sábado (17). no domingo (18) e ainda na segunda-feira (19). Somente de terça (20) se encerraria a sequência de dias com temporais.

A chuva será consequência de convecção que é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.

À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Por essa razão, em consequência do aquecimento diurno, os episódios de chuva forte a intensa com temporais devem ocorrer principalmente em horas da tarde para a noite, especialmente entre 15h e 21h.

Anúncios