Anúncios

Capitais do Sudeste do Brasil, como São Paulo, registraram nesta terça-feira as menores temperaturas mínimas para o mês de outubro em mais de uma década como consequência da forte massa de ar frio para esta época do ano que está sobre o Oceano Atlântico nas costas das regiões Sul e Sudeste.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima desta terça na cidade de São Paulo, de 10,8ºC na estação do Mirante de Santana, foi a mais baixa em outubro desde 2014, quando os termômetros no local mediram 10,7ºC no dia 6.

Em outros pontos da capital paulista fez ainda mais frio hoje. Estação meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura paulistana, registrou mínima de 7,6ºC em Marsilac, no extremo Sul da capital paulista.

No interior do estado, a grande maioria das cidades anotou mínimas de apenas 10ºC a 15ºC e algumas ficaram abaixo de 10ºC. Na Mantiqueira, a cidade serrana paulista de Campos do Jordão teve mínima de 1,4ºC na estação da Vila Inglesa.

Em Minas Gerais, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte registrou mínima hoje cedo de 9,1ºC. Segundo o órgão, a mais baixa na estação do Cercadinho e para todas da capital mineira desde 2014, quando os termômetros marcaram 8,1ºC.

No Sul de Minas Gerais, o frio foi mais intenso. Estações indicaram 1,4ºC em Maria da Fé e 2,0ºC em Delfim Moreira. Vários outros pontos da região anotaram marcas inferiores a 5ºC.

No Rio de Janeiro, a temperatura na madrugada desta terça no Parque Nacional de Itatiaia, onde as elevações chegam a passar de 2500 metros de altitude, caiu a 5,2ºC abaixo de zero. Na cidade do Rio de Janeiro, fez 12,1ºC em Jacarepaguá, menor marca em outubro em anos na capital fluminense.

Até quando vai esse frio?

A massa de ar frio começa a enfraquecer a partir de agora, mas isso não significa que vai deixar de fazer frio à noite com a manutenção das temperaturas baixas no período noturno no restante da semana.

Os mapas abaixo mostram as projeções de anomalia de temperatura (desvio da média) do modelo meteorológico alemão Icon para o Sudeste do Brasil nas madrugadas desta quarta, quinta, sexta e o sábado.

METSUL

Como se observa nos mapas, a tendência é de continuidade das noites mais frias do que a média até o final da semana. A cidade de São Paulo, por exemplo, deve ter mínimas de 11ºC nesta quarta e na quinta, de 12ºC a 13ºC na sexta e de 14ºC no sábado, quando a média mínima histórica de outubro é de 16,5ºC.

Grande amplitude térmica e calor à tarde no fim da semana

A continuidade das noites frias será proporcionada pela atmosfera seca e com escassa nebulosidade, mesmo com a massa de ar frio perdendo intensidade nesta segunda metade da semana.

O ar seco favorece maior resfriamento à noite ao conter menor umidade. Com pouca umidade, há menor capacidade de reter a radiação, permitindo que o calor acumulado durante o dia escape mais rapidamente para o espaço. Como resultado, a temperatura cai com mais intensidade, especialmente em noites de céu limpo e vento fraco.

O mesmo ar seco que potencializa maior resfriamento noturno, proporcionará maior aquecimento durante o dia com o retorno das tardes de calor. Ou seja, fará frio à noite e calor durante a tarde. A capital paulista deve ter máximas de até 28ºC na sexta e de 31ºC no sábado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios