A instabilidade associada a um ciclone extratropical e a frente fria derivada do sistema deve provocar novos temporais no estado de São Paulo hoje, amanhã e ainda em parte do fim de semana, adverte a MetSul Meteorologia. Há risco de tempestades localmente fortes a severas com danos e falta de energia elétrica.
O que vai acontecer? Com o aprofundamento de uma área de baixa pressão durante esta quinta-feira no Rio Grande do Sul e no Uruguai, a queda acentuada da pressão atmosférica no estado paulista e a presença de ar muito quente na atmosfera, áreas de instabilidade devem se formar da tarde para a noite no estado de São Paulo com chuva e temporais localizados principalmente da tarde para a noite. Em alguns pontos, os temporais podem ser fortes e com risco de chuva intensa e vendavais.
No final do dia, à noite, uma linha de instabilidade associada à formação do ciclone vai avançar do Mato Grosso do Sul e do Sul do Brasil para o estado de São Paulo, trazendo forte instabilidade em vários pontos do território paulista nas últimas horas do dia e na madrugada da sexta-feira. Há risco de chuva localmente forte e de temporais com vendavais, alguns intensos, em diversas cidades nas primeiras horas da sexta-feira.
Da tarde para a noite desta sexta, com o ar quente e úmido ainda presente, novas áreas de chuva com risco de temporais isolados podem se formar no território paulista, mas em número de pontos menor. O maior risco nesta sexta-feira de tempo severo se concentra durante as primeiras horas do dia.
No sábado, uma frente fria associada ao ciclone passa pela costa e deve voltar a reforçar a instabilidade no território paulista. Com isso, novamente se espera chuva em diversos pontos e que localmente poderá ser forte a intensa com alagamentos. Alguns núcleos de instabilidade mais intensos ainda poderão provocar temporais localizados com risco de vendavais.
Assim, a influência indireta do ciclone que vai estar muito longe de São Paulo poderá provocar chuva e temporais no estado hoje, amanhã e no sábado. É alta a probabilidade de que alguns temporais sejam localmente fortes a severos com vendavais que podem causar danos e falta de energia elétrica.
Calor e umidade já causaram temporais ontem
A cidade de São Paulo e a região metropolitana voltaram a enfrentar temporal no final da tarde da quarta-feira. Mais de 70 mil imóveis tiveram o fornecimento de energia interrompido, segundo balanço divulgado pela Enel, concessionária de energia, às 18h55. A maior parte dos moradores sem luz, 52.743, era da capital.
Com a forte chuva, vários pontos da capital paulista entraram em estado de atenção para alagamentos no final da tarde e início da noite. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que todos os alertas de atenção foram encerrados às 19h20.
O Corpo de Bombeiros paulista relatou que o teto de um posto de saúde cedeu. Não houve registro de vítimas. Entre 16h e 19h houve o registro de 51 quedas de árvores e 13 ocorrências de alagamentos no estado, devido à chuva e aos temporais.
Como o calor e a umidade formam temporais nesta época
A combinação de umidade mais elevada com temperatura alta proporciona que as condições se tornem propícias para a ocorrência de temporais isolados de chuva torrencial com elevados volumes em curto intervalo, vento forte e granizo nesta época do ano.
Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera. A convecção forma nuvens do tipo Torre Cumulus (TCu) e Cumulonimbus (Cb) que causam os temporais localizados e não raro muitíssimo isolados.
Localmente, alguns destes temporais podem ser fortes a severos mesmo com risco de danos. Quanto mais quente e atmosfera e menor a pressão atmosférica, maior é o potencial para haja a formação de nuvens muito carregadas e mais alta a probabilidade de temporais localizados de maior severidade. O ar quente e a umidade são os combustíveis para tempo severo e dias de calor mais intenso apresentam maior probabilidade de tempestades se a atmosfera não estiver muito seca.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.