São Paulo estava nesta quinta-feira entre os locais mais secos do continente com valores de umidade relativa do ar em níveis de deserto e abaixo de 10% em vários pontos do estado, mostram a rede de monitoramento meteorológico.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia no estado de São Paulo registraram na tarde desta quinta-feira valores mínimos de umidade de 7% nos municípios de Barretos, São Simão, São Carlos, Piracicaba e Itapira.
A rede oficial do órgão federal apontou ainda valores de umidade relativa do ar à tarde de 8% em Ituverava, Bebedouro, Ariranha, Barra Bonita, Tupã, Marília e Bragança Paulista. Indicaram 9% em José Bonifácio.
Na cidade de São Paulo, a umidade também foi extremamente baixa na tarde desta quinta. A estação do Inmet no Mirante de Santana, na zona Norte da capital paulista, registrou tão-somente 10%.
O interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro estiveram nesta quinta entre os locais com o ar mais seco em todo o continente com marcas observadas apenas em regiões de deserto das Américas do Sul e do Norte.
O local mais seco hoje no continente foi, como de hábito, o extremamente árido deserto do Atacama, no Norte do Chile. Dados do aeroporto de El Loa, em Calama, no deserto do Atacama, indicavam umidade de apenas 3% no meio da tarde de hoje.
Na América do Norte, em Furnace Creek, no chamado Death Valley, na Califórnia, que registra as maiores temperaturas dos Estados Unidos e possui o recorde mundial de calor, a umidade no meio da tarde era de 18%. Perto dali, em Las Vegas, Nevada, a umidade no meio da tarde era de 12%.
METSUL
METSUL
O tempo extremamente seco exige cuidados com a saúde. Há diferentes níveis críticos para a baixa umidade, conforme a Cepagri da Unicamp. Quanto mais baixa a umidade, maiores os riscos para a saúde.
Valores entre 21 e 30% são de atenção. Neste patamar de umidade, os cuidados a serem tomados incluem: evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; permanecer sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; e consumir água à vontade.
Já quando a umidade se situa entre 12% e 20% o quadro é de alerta. O nível de atenção com a saúde é mais alto e exige suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Quando a umidade cai abaixo de 12% o status é de emergência. Neste caso, as orientações são de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, e manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.