Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que as condições atmosféricas são favoráveis hoje (30) e no restante da semana para a formação de temporais no estado de São Paulo sob uma massa de ar muito instável.

Temporal em Franca (São Paulo)

Temporal provocou desabamento e uma morte em Franca ontem | REDES SOCIAIS

Ontem (29), tempestade severa atingiu à tarde a cidade de Franca, no interior de São Paulo, com chuva intensa e rajadas de vento que causaram estragos significativos. A força do temporal provocou o desabamento do telhado de um galpão industrial na Avenida Rio Branco, na Vila Santos Dumont, atingindo trabalhadores que estavam no local durante o expediente.

Com a queda da estrutura, um homem de 31 anos morreu após ser soterrado pelos escombros, enquanto outros dois funcionários ficaram feridos e precisaram de atendimento médico. O resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, com apoio de unidades de cidades vizinhas, e a área foi interditada para perícia.

A manutenção do ar tropical quente e úmido vai voltar a favorecer convecção com a formação de nuvens carregadas da tarde para a noite desta terça e nos próximos dias no território paulista com chuva que será isoladamente forte a intensa e ainda temporais localizados com raios, vendavais e risco de queda de granizo.

Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir. À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Justamente pela convecção a cidade de São Paulo e pontos do interior paulista têm risco de chuva da tarde para a noite localmente forte a intensa todos os dias até o final desta semana. Assim, devem ser esperados episódios com alagamentos e inundações rápidas em pontos da capital paulista e da Grande São Paulo nesta virada de ano.

A cidade de São Paulo enfrenta uma sequência extremamente atípica e histórica de dias de calor excessivo neste fim de ano. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana (zona Norte), usada como referência para a climatologia da capital paulista, registrou máximas de 33,7ºC no domingo (21); 33,9ºC na segunda (22); 34,1ºC na terça (23); 34,6ºC na quarta (24); 35,9ºC na quinta (25); 36,2ºC na sexta (26); 35,5ºC no sábado (27); 37,2ºC no domingo (28); e 34,3ºC na segunda (29).

Com a maior umidade, mais nuvens no céu e pancadas de chuva diárias, o calor nesta virada de ano não será tão extremo quanto nos últimos dias, embora o tempo continue quente e com acentuado abafamento pelos índices de umidade mais altos na região da capital paulista.

Anúncios