Segunda metade desta semana na cidade do Rio de Janeiro terá tempo muito fechado com céu encoberto, chuva frequente e temperatura mais baixa devido ao quadro persistente de instabilidade que pode trazer precipitação por vezes moderada a forte | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Grande parte do litoral do Sudeste do Brasil e cidades mais próximas da costa devem ter uma semana com muita nebulosidade e chuva frequente por conta de correntes de vento carregadas de umidade que avançam a partir de uma massa de ar frio no oceano e que ao encontrarem o relevo da Serra do Mar acabam gerando precipitação.

Sistemas de instabilidade avançam ainda do Sul do Brasil para a Região Sudeste ao longo da semana, trazendo precipitação para áreas mais ao interior e distantes da costa. É o que deverá levar chuva em parte da semana para muitas cidades do interior de São Paulo e até do Sul de Minas Gerais, embora se preveja que as precipitações sejam irregulares e com volumes baixos na maioria dos municípios.

Embora não se afasta chuva muito isolada entre hoje e amanhã no interior do estado de São Paulo, será entre quarta e sexta que a instabilidade aumenta no território paulista e pode chover em maior número de localidades do interior. Quanto mais ao Norte de São Paulo será maior a irregularidade na distribuição da chuva.

As áreas do Sul, no Vale do Ribeiro, e da faixa litorânea do estado de São Paulo tendem a ter os maiores acumulados de chuva nesta semana com nebulosidade abundante e chuva frequente. A chuva, inclusive, pode ser moderada a forte em pontos da costa em alguns dias, sobretudo na segunda metade da semana e principalmente no litoral Norte paulista. No final da semana, o tempo seca e firma no interior paulista enquanto segue instável no litoral.

Na cidade de São Paulo, o período de maior instabilidade da semana será entre quarta e quinta com a chegada de uma frente fria vinda no Sul do Brasil. Apesar de já antes ocorrerem períodos de maior nebulosidade com chance menor de precipitação, quarta e quinta serão dias de tempo fechado e chuvoso na capital paulista e até com chance de precipitação moderada a forte em alguns momentos, o que vai manter a temperatura baixa.

Na sexta, a instabilidade enfraquece, mas o tempo não firma. O dia ainda terá muitas nuvens e possibilidade de precipitação em alguns momentos. Cenário que deve se manter no próximo fim de semana com muitas nuvens, chance de chuva ou garoa passageira e ocasionas aberturas em intervalos de melhoria na capital paulista.

Projeção de chuva para sete dias no Sudeste do Brasil do modelo alemão Icon | METSUL

A cidade do Rio de Janeiro também terá uma semana de muitas nuvens e chuva muito frequente como não se vê há meses. Já na quarta-feira não se descarta instabilidade fraca, mas entre quinta e o sábado o tempo fechado deve predominar com chuva em muitos momentos e que por vezes pode ser até moderada a forte.  No decorrer do próximo fim de semana, enfraquece a instabilidade na cidade do Rio de Janeiro, mas o tempo não firma e permanece a chance de precipitação na capital fluminense.

Projeção de chuva para sete dias no Sudeste do Brasil do modelo europeu | METSUL

A chuva nesta semana deve alcançar ainda áreas do Centro-Sul de Minas Gerais, mas de forma muito irregular e mal distribuída. O estado do Espírito Santo que há meses sofre com tempo mais seco e precipitação abaixo a muito abaixo da média também deve ter chuva. A chuva deve afetar mais áreas do Sul capixaba enquanto pontos mais ao Norte do estado, perto da Bahia, devem ter volumes baixos e chuva muito irregular.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim, e outros de temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, geada e neve, dentre outras variáveis, podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. As projeções dos modelos atualizam duas a quatro vezes por dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.