Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que São Paulo deve se preparar para temporais com alta frequência nesta virada do ano com tempestades diárias na capital e no interior com chuva forte a intensa e possibilidade de rajadas de vento.

Temporal em São Paulo

Queda de árvore sobre carro no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, na tarde de ontem (27) | FOTORUA/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Com uma mudança gradual no padrão atmosférico, de calor seco para calor mais úmido, temporais já atingiram o estado de São Paulo no final da semana com tempestades de chuva forte e vento tanto na capital como no interior.

Na tarde de sexta (26), chuva forte acompanhada de granizo atingiu a Zona Norte de São Paulo após tarde de calor recorde na capital paulista com máxima de 36,2ºC, a mais alta já observada na cidade de São Paulo em dezembro. Houve registro de queda de granizo no Horto Florestal.

Ontem (27), chuva forte com rajadas de vento atingiu a cidade de São Paulo à tarde com numerosas quedas de árvores, causando transtornos em diferentes regiões da cidade. O Corpo de Bombeiros registrou 55 chamados por quedas de árvores na Grande São Paulo, incluindo ocorrências no Ipiranga, Mooca e Lapa.

A cidade de São Paulo enfrenta uma sequência extremamente atípica e histórica de dias de calor excessivo neste fim de ano. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana (zona Norte), usada como referência para a climatologia da capital paulista, registrou máximas de 33,7ºC no domingo (21); 33,9ºC na segunda (22); 34,1ºC na terça (23); 34,6ºC na quarta (24); 35,9ºC na quinta (25); 36,2ºC na sexta (26); e 35,5ºC ontem (27).

A MetSul Meteorologia antecipa que o calor prossegue neste começo de semana tanto na cidade de São Paulo como na Grande São Paulo e no interior, mas sem valores tão extremos como no final da semana passada pela maior presença de umidade.

Justamente o perfil mais úmido da atmosfera no estado de São Paulo vai favorecer uma condição de instabilidade frequente nestes últimos dias de 2025 e nos primeiros de 2026 com numerosos temporais na capital e no interior paulista.

Alertamos que todos os dias desta semana terão episódios de chuva localmente forte a intensa com alagamentos e temporais isolados com risco de vendavais e granizo na cidade de São Paulo, área metropolitana e interior.

Serão temporais típicos de verão, que ocorrem principalmente da tarde para a noite, e que isoladamente podem ser fortes a severos até com correntes de vento descendentes violentas (downbursts), que serão favorecidos por convecção.

Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir. À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Com chuva mais frequente, não deixa de fazer calor. Apenas que as temperaturas não devem ser tão excessivamente altas quanto na última semana. Além disso, com maior umidade, devem ser esperados dias de acentuado abafamento pela combinação de calor e umidade mais elevada que proporciona desconforto térmico.

Anúncios