Frente fria começa a ingressar no estado de São Paulo na noite desta quarta-feira. O sistema frontal está associado a um centro de baixa pressão no Sul do Brasil que vai dar origem a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul no começo desta quinta-feira.
A imagem de satélite do fim da tarde de hoje mostrava a frente fria avançando pelo Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul com muitas nuvens enquanto a maior parte do estado paulista ainda tinha sol, nuvens e temperatura bastante elevada.
A aproximação da frente fria gerou um quadro pré-frontal com ingresso de ar muito quente, o que resultou na tarde de calor intenso. Muitas cidades do Centro para o Norte do estado de São Paulo registraram máximas de 37ºC a 38ºC hoje, casos de Valparaíso com 38,2ºC e Lins com 38,3ºC.
A cidade de São Paulo teve a maior temperatura máxima do ano oficial com 33,3ºC na estação do Mirante de Santana. Antes, a maior marca do ano na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na zona Norte da cidade havia sido 32,5ºC no dia 15 de janeiro.
O tempo muda radicalmente no estado de São Paulo nesta quinta com a passagem da frente fria pelo estado. Já chove hoje à noite em alguns pontos, mas a instabilidade mais ampla se dará nesta quinta com chuva em todas as regiões paulistas, embora irregular, e que em pontos isolados pode ser forte e com risco de temporal pelo encontro da frente fria com o ar quente no Sudeste.
Na cidade de São Paulo, uma grande mudança do tempo também. A nebulosidade aumentará muito nesta quinta e o tempo deve se instabilizar com chuva, ocasionalmente moderada a forte com trovoadas. Já chove de manhã, mas a instabilidade será maior da tarde para a noite.
Notável nesta quinta na capital paulista será o tombo da temperatura. Depois de a cidade ter tido a máxima do ano nesta quarta, a temperatura vai desabar nesta quinta com a chegada da frente fria. A tarde na capital terá ao redor de 17ºC e no fim do dia os termômetros vão marcar à noite frio de 13ºC a 14ºC com chuva e vento.