Anúncios

Inundações prosseguem em Santa Catarina | MARCO FAVERO/GOVERNO DE SANTA CATARINA

Novo episódio de chuva volumosa a localmente excessiva deve atingir o estado de Santa Catarina entre esta quarta e a quinta-feira na passagem de uma frente fria, adverte a MetSul Meteorologia. Os volumes em algumas cidades devem superar os 100 mm na soma dos dois dias, agravando a situação das cheias e inundações, uma vez que os rios seguem altos e vários municípios ainda enfrentam os efeitos da chuva extrema dos primeiros 10 dias do mês.

Santa Catarina registra 136 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O número de cidades em situação de emergência se manteve em 89. Os dados estão no relatório da Defesa Civil atualizado às 18h desta terça-feira, 10.

Até o momento, o governo do estado distribuiu 45.279 itens de assistência humanitária como água potável, cestas básicas, colchões, kits de higiene e limpeza, e telhas. Os itens foram enviados a 16 cidades: Aurora, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Erval Velho, Forquilhinha, Irineópolis, Laurentino, Mirim Doce, Monte Carlo, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Tubarão.

Equipes do Governo do Estado, com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, seguem a campo no atendimento à população dos municípios afetados pelas cheias.

São 168 abrigos abertos no estado e distribuídos em 67 cidades de Santa Catarina. De acordo com o último relatório do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) o número total de desabrigados chegou a 12.289 pessoas. As cidades que contam com o maior número de abrigos são Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras. Nesses locais 1.285 pessoas estão sendo acolhidas.

Os volumes de chuva devem ser altos em diversas regiões de Santa Catarina. Chove na maioria das regiões catarinenses até o final da quarta-feira, mas será a quinta o dia com maior instabilidade e risco de chuva forte. A chuva localmente será por vezes intensa na passagem da frente pelo território catarinense. Veja os mapas com as projeções de chuva até sexta dos modelos WRF, Icon, Europeu e Canadense.

A chuva poderá fazer com que rios que vinham baixando voltem a subir, mas não se antecipa que atinjam as cotas alcançadas no começo da semana na maioria das cidades que enfrentaram enchente ou que ainda passam por cheias de rios.

O risco de inundações é considerado muito alto pela Defesa Civil para o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Já o risco é alto na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio Oeste (principalmente Bacia do Rio do Peixe) e áreas do Extremo Oeste que fazem divisa com o Rio Uruguai.

As precipitações por vezes moderadas a fortes ainda podem causar alagamentos em algumas cidades, tanto em zonas urbanas como rurais. Com o solo muito saturado de umidade pelas recentes precipitações, este novo episódio de chuva poderá levar a deslizamentos de terra e quedas de barreiras.