Três tornados atingiram o estado de Santa Catarina durante a onda de tempestade da sexta-feira associada à formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Os episódios de tempo severo se concentram no Oeste catarinense.

Foto aérea mostra o rastro de destruição deixado pela passagem de um tornado na área rural do município de Dionisio Cerqueira | DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA
Conforme avaliação da Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, os tornados atingiram na tarde de ontem os municípios de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
A confirmação dos tornados foi feita mediante análises de radar, inspeções em campo e registros fotográficos dos danos registrados nas áreas afetadas.
Em Dionísio Cerqueira, foram registradas quedas de árvores, destelhamentos e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica. Em Xanxerê, houve destruição parcial de estruturas, danos a veículos e o tombamento de um ônibus. Já em Faxinal dos Guedes, os levantamentos apontaram árvores arrancadas em diferentes sentidos e telhados danificados, evidenciando a forte circulação de ventos.
Para confirmar os tornados, os técnicos se valeram da análise do danos e sua severidade e cruzaram os dados com assinaturas de rotação identificadas no radar meteorológico de Chapecó.
As imagens mostraram dipolos de vento (ventos opostos próximos entre si) e valores reduzidos de correlação (RhoHV), indicando a presença de detritos atmosféricos, como fragmentos de telhas, galhos e poeira sendo arremessados pela força do vento.
Os tornados se deram durante a passagem de uma poderosa linha de instabilidade que avançou por Santa Catarina e depois provocaria mais tarde na sexta-feira o tornado arrasador no município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu com cinco mortos e devastação na área urbana da localidade.
