Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para condições favoráveis à chuva localmente forte a intensa com volumes localizados muito altos em curtos intervalos em Santa Catarina no final deste ano.

Santa  Catarina está sob a influência de uma massa de ar quente e úmido por demais instável de origem tropical, o que vai favorecer convecção com episódios de chuva localmente forte a intensa com tempestades.

As regiões de maior risco incluem o Meio-Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e a Grande Florianópolis com tendência de maiores acumulados de chuva entre a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o Vale do Itajaí.

O que vai acontecer? Sucessivas áreas de instabilidade vão se formar, especialmente da tarde para a noite, nesta segunda (29), na terça (30) e na quarta (31), migrando de Oeste para Leste e atingindo com maior força setores do Leste catarinense.

Estas áreas de instabilidade serão capazes de despejar grandes volumes de chuva em curtos intervalos (50 mm a 100 mm) em menos de três em pontos localizados destas regiões.

Além disso, podem provocar temporais isolados com alta incidências de raios, rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo.

Ante a perspectiva de raios acompanhando a chuva, advertimos que ao menor sinal de trovoadas deve se deixar a praia e buscar local seguro.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas até às 9h da manhã de quinta-feira pelo nosso modelo WRF (clique aqui para ter acesso) em que se observa a perspectiva de chover com volumes altos do Centro para o Leste catarinense.

METSUL

A chuva na soma destes três dias pode atingir marcas de 100 mm a 200 mm em diversos municípios com acumulados isolados até acima de 200 mm ou 250 mm, o que configura chuva volumosa e localmente excessiva.

Diante deste cenário, alerta-se para a possibilidade de alagamentos, enxurradas e ainda inundações repentinas por elevados volumes de chuva em curto período. Em trechos da Serra, a chuva forte pode causar desmoronamento de rochas e quedas de barreiras. Áreas de encostas têm risco de deslizamentos.

Anúncios