Santa Catarina amanheceu hoje com mínimas de quase 8ºC abaixo de zero na madrugada mais fria deste ano até agora no Planalto Sul Catarinense, o que acabou por gerar congelamento e a formação de geada de intensidade muito forte a severa na região de maior altitude do estado e do Sul do Brasil.
O intenso resfriamento foi consequência do ingresso no fim de semana de uma massa de ar mais frio associada a um centro de alta pressão que se instalou sobre o Sul do Brasil depois do ciclone da sexta-feira que trouxe mortes e destruição.
Com o tempo aberto, o vento calmo e o ar seco da madrugada desta segunda-feira, esfriou mais que nas madrugadas do fim de semana que tiveram nuvens ainda em parte do Rio Grande do Sul. O resultado foram as mínimas extremamente baixas.
De acordo com dados de estações da Epagri-Ciram, as menores mínimas nesta segunda-feira em Santa Catarina foram de -6,8ºC em Bom Jardim da Serra, -6,7ºC em Urupema, -5,3ºC em Urubici e 4,2ºC em São Joaquim.
Já estações da Prefeitura Municipal de São Joaquim indicaram mínimas hoje cedo de -7,9ºC no Jardim Bandeira, -7,8ºC no Vale Caminhos da Neve e -6,3ºC em Painel. São as menores marcas neste ano até agora nestas estações.
A temperatura caiu abaixo dos 5ºC em grande parte do Meio-Oeste catarinense e em diversos pontos do Leste do estado, onde a influência do ar frio era maior. A temperatura em Rancho Queimado, área elevada da Grande Florianópolis, desceu a 0,5ºC.
Com o frio congelante, a geada cobriu os campos na área de São Joaquim e outras cidades do Planalto Sul Catarinense e teve intensidade muito forte, o que acabou proporcionando postais de inverno e frio congelante.
A previsão da MetSul Meteorologia indica que hoje foi o auge deste episódio de frio, uma vez que nos próximos dias a tendência é de elevação da temperatura, o que vai proporcionar a volta da chuva ao Sul do Brasil.
Nesta terça-feira cedo, entretanto, ainda faz muito frio. De acordo com a previsão da MetSul, as mínimas devem ficar ao redor de -4ºC a -2ºC no Planalto Sul Catarinense, novamente com formação de geada forte nas baixadas.