O final desta semana e o começo da próxima serão marcados pela ocorrência de chuva no Sul do Brasil, entretanto as precipitações devem ser irregulares e mal distribuídas com uma grande variabilidade de volumes. A chuva deve ser mais ampla no início da semana, sobretudo entre o domingo e a segunda-feira, quando deve chover em maior número de localidades do Sul do país.

Os mapas acima mostram as projeções de chuva acumulada em 24 horas do modelo alemão Icon da Deutscher Wetterdienst para hoje, amanhã, sábado e domingo. Ar mais quente e úmido passará a atuar neste período, favorecendo a elevação da temperatura com tardes de calor e proporcionando a ocorrência de instabilidade, depois de os nove primeiros dias do mês terem sido influenciados por uma massa de ar frio atipicamente forte.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Nuvens se fazem presentes em todas as regiões e se espera o ingresso de nebulosidade no estado a partir do Nordeste da Argentina. Embora a presença de nuvens, o tempo vai estar aberto e com o predomínio do sol na maioria das localidades. No final do dia, não se descarta chance de chuva em poucos pontos mais a Oeste gaúcho e próximos da Argentina.

Amanhã, sexta-feira, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul durante o dia. A cobertura de nebulosidade aumenta no território gaúcho e haverá períodos de nublado a encoberto em parte do estado.

Áreas de instabilidade provocam chuva em diferentes regiões gaúchas nesta sexta, em especial no Oeste, no Centro e no Norte do estado, mas a instabilidade não será persistente e os volumes baixos. Deve chover ainda em diferentes áreas de Santa Catarina e do Paraná, onde o sol também aparece com nuvens.

No sábado, mais uma vez, o sol aparece com nuvens na maior parte da Região Sul, entretanto áreas de instabilidade se formam com o calor que vai se acentuar e ocorre chuva localizada em pontos principalmente da Metade Oeste gaúcha e de Santa Catarina e do Paraná, sobretudo da tarde para a noite.

No domingo, embora o sol apareça com nuvens em diversos pontos e faça calor, com maior presença do sol em áreas mais a Leste, instabilidade de maior intensidade vai avançar pelo Sul do Brasil e trazer chuva para a esmagadora maioria das cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná até o fim do dia.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para cinco dias, até o começo da semana que vem, do modelo meteorológico alemão Icon. Os acumulados de precipitação devem ser altos em diversas localidades com marcas de 50 mm a 100 mm e marcas isoladas acima de 100 mm em algumas áreas. Os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre o domingo e a segunda-feira.

A ocorrência de instabilidade sob a atmosfera mais aquecida e de menor pressão atmosférica não permite se descartar o risco de temporais isolados de vento forte e granizo, especialmente no domingo e nas primeiras horas da segunda-feira. Haverá chuva localmente forte a intensa em algumas localidades com elevados volumes em poucas horas.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.