Anúncios

Não apenas a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter abundante chuva com volumes excessivos a extremos neste fim de semana. A MetSul Meteorologia alerta que a chuva será muito volumosa no período também no estado do Paraná e com alto risco de transtornos.

Diferentemente de Santa Catarina, que terá chuva muito volumosa em praticamente todas as áreas do estado, no Paraná a chuva excessiva não deve ser generalizada. Vai chover em todas as regiões paranaenses, contudo nem todas terão acumulados de precipitação excessivos.

Os dados indicam que os maiores volumes de chuva no Paraná devem se dar no Sul (Planalto de Palmas), no Centro e no Leste do estado. Algumas projeções estendem a zona de chuva mais volumosa, com acumulados pontuais acima de 100 mm, também a setores do Sudoeste do território paranaense.

A Metade Leste do Paraná deve ser a área mais afetada por chuva com acumulados altos neste fim de semana e no começo da semana. Com isso, a cidade de Curitiba e sua área metropolitana estão compreendidas na área de risco de chuva excessiva no período.

Na capital paranaense, o tempo deve estar muito instável até segunda-feira. O período de maior risco de chuva moderada a forte será o final do sábado, o domingo e as primeiras horas da segunda. O domingo, em especial, tende a ser um dia muito chuvoso em Curitiba.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva acumulada até o começo da semana de três modelos globais com alto índice de acerto. São os modelos Icon, da Alemanha, o europeu, do Centro Meteorológico Europeu, e o CMC, do serviço meteorológico do Canadá. Todos apontam chuva volumosa a excessiva.

Os volumes de chuva excessivos, de 100 mm a 200 mm em várias cidades do Paraná, podem trazer alagamentos, inundações repentinas, subida de arroios e córregos, e cheias de rios. Áreas de relevo ainda podem ter deslizamentos de terra e quedas de barreiras, afetando rodovias.

A bacia do Rio Iguaçu deve receber um grande volume de água, assim que o quadro é de alerta para a possibilidade de cheia e de enchentes em cidades ribeirinhas durante os próximos dias. O grande volume de água na bacia deve levar depois a uma vazão muito acima do normal nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.