Anúncios

A Lua tem grande influência nas marés dos oceanos, mas pesquisas científicas não encontraram impacto relevante no tempo, a despeito de por muito tempo se acreditar e até prever chuva conforme a fase da Lua. Foi o que se viu por muitos anos em prognósticos que se tornaram populares no passado no Sul do Brasil. 


Um estudo publicado na revista  Geophysical Research Letters por pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) descobriu que a influência gravitacional da Lua pode interferir na chuva. Quando a Lua está no horizonte há uma propensão de chover mais e quando se encontra no alto do céu, menos. 

Os autores analisaram 15 anos de dados do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission da NASA e concluíram que “a chuva de fato é um pouco mais fraca quando a Lua está no alto do céu”.


Pesquisador da University de Washington Tsubasa Kohyama publicou esta ilustração mostrando quando a gravidade da Lua aumenta a chuva (verde) e diminui a pressão atmosférica (pontilhados). Quando no alto do céu ou sob os pés, a Lua diminui a chuva e aumenta a pressão atmosférica.

O máximo de influência que a pesquisa encontrou foi de 1% na chuva, ou seja, o efeito é desprezível. A fase da Lua ou sua posição no céu são incapazes de mudar qualquer previsão do tempo. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios