Anúncios

Guaíba segue muito alto em Porto Alegre neste fim de junho | FERNANDO OLIVEIRA

A sexta-feira começa com o nível do Guaíba ainda muito alto e com valores próximos dos registrados nos últimos dois dias no final da madrugada. O Guaíba chegou a subir 20 cm de quarta para quinta, mas depois recuou os mesmos 20 cm ao cessar o efeito do vento do quadrante Sul.

No final da madrugada de hoje, o Guaíba estava na casa de 2,60 metros no Cais Mauá, v valor muito elevado considerando que o nível médio histórico de junho é de 1,02 metro e a cota de transbordamento no cais é de 3,00 metros. A marca, entretanto, está muito abaixo dos mais de 5 metros observados no começo de maio.

A tendência é que o Guaíba siga elevado com oscilações temporárias para cima e para baixo, mas em nenhum momento sequer atingindo valores extremos como da enchente de novembro de 2023 (3,46 metros) e muito menos do começo do mês passado.

A vazão que chega ao Guaíba é ainda elevada dos rios Jacuí, Sinos e Gravataí, o que mantém o nível muito acima do normal. A vazão afluente é especialmente alta do Rio Jacuí, o principal rio contribuinte, que já começou a baixar no Centro do estado (Rio Pardo e Cachoeira do Sul), mas ainda segue com o nível muito elevado.

Uma massa de ar frio ingressa entre o final desta sexta e o sábado e trará período de vento do quadrante Sul, logo existe margem para uma nova alta temporária do Guaíba, mas no decorrer do fim de semana o vento deve passar a Oeste e Noroeste.

Com o Guaíba nos patamares atuais, há enchente em Porto Alegre, apenas que não no Centro. Os alagamentos e as inundações afetam as ilhas da capital e bairros do Sul da cidade, como Guarujá e o Lami.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.