A onda de frio extremo que assola há dias os países do Cone Sul e hoje atinge o seu auge provoca cenas inusitadas, como um quero-quero com as asas congeladas pela geada no interior do Rio Grande do Sul.
Os gaúchos foram submetidos a frio extremo no começo desta quarta-feira com marcas abaixo de zero em centenas de cidades pelo segundo dia seguido. Grande Porto Alegre e interior tiveram marcas negativas,
A menor temperatura desta quarta no Rio Grande do Sul foi observada em estação meteorológica particular de baixada situada no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde os termômetros indicaram -9,1ºC.
Trata-se da menor temperatura observada neste ano no Rio Grande do Sul e uma das baixas observadas nos últimos anos no estado, sendo pouco comuns extremos que se aproximam de 10ºC abaixo de zero no estado gaúcho (clique aqui para ler a lista das mínimas).
As mínimas nesta quarta foram extremamente baixas ainda nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Médio com marcas de -6,8ºC em São José dos Ausentes e -6,1ºC em Soledade. Na Grande Porto Alegre, a temperatura desceu a -1ºC em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo.
A geada foi forte a severa em grande parte do estado e cobriu os campos de gelo (veja aqui as fotos). Foi tanto frio e gelo que as asas de um quero-quero congelaram no interior gaúcho, o que foi registrado em vídeo que viralizou nas redes sociais.
IMAGEM | “Se contar, não acreditam”. Gelo da geada congela asas de quero-quero no interior gaúcho. “Sentinela dos pampas”, ave é símbolo do Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/stG8Iq8n5I
— MetSul.com (@metsul) July 2, 2025
O quero-quero (nome científico Vanellus chilensis) é uma ave muito conhecida no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, onde é considerada símbolo do estado. Um dos traços mais marcantes é seu grito alto e repetitivo – de onde vem o nome popular –, que emite sempre que se sente ameaçado.
É uma ave extremamente territorial e corajosa. O comportamento combativo contribuiu para que fosse adotada como símbolo de coragem e bravura, características valorizadas na tradição gaúcha.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.