Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que o dia de maior risco de chuva excessiva no Rio de Janeiro é este sábado com acumulados em alguns pontos que podem ser por demais altos em curtos períodos.

A chuva no estado do Rio por vezes será localmente forte a torrencial em áreas como a Costa Verde, a cidade do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense e a Região Serrana.

Isso porque vai aumentar significativamente neste sábado o aporte de umidade do mar para o continente, o que vai gerar chuva orográfica (associada ao relevo) pela interação da umidade marítima trazida por uma massa de ar frio com a Serra do Mar.

Os maiores acumulados de chuva até o momento se concentraram na Costa Verde. Em Angra dos Reis, estação do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres indicou 170 mm em 24 horas até o começo da noite desta sexta.

Por efeito, mesmo que haja risco de inundações e deslizamentos em outras áreas do estado, a região de Angra, pelo que já choveu, é uma das que mais traz preocupação pela perspectiva de chover ainda muito e volumes excessivamente altos.

A preocupação é corroborada pela projeção do nosso modelo WRF (clique aqui para ter acesso) que indica para a região de Angra dos Reis os mais altos acumulado neste fim de semana com volumes por demais elevados.

METSUL

A chuva provocou transtornos nesta sexta no estado fluminense. A Rodovia Washington Luís (BR-040) foi totalmente interditada nos dois sentidos à tarde por alagamentos em Duque de Caxias. A estrada liga o Rio com a Região Serrana e Juiz de Fora.

Na Região Serrana, onde choveu forte em alguns locais já nesta sexta, a prefeitura de Petrópolis decretou ponto facultativo e acionou sirenes para alertar do risco de chuva intensa. Aulas foram suspensas em escolas municipais e foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas.

A prefeitura de Teresópolis, também na região serrana, por recomendação da Defesa Civil, igualmente suspendeu as aulas da rede municipal de ensino nesta sexta-feira como medida preventiva.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.