Anúncios

Múltiplas células de tempestade devem se formar sobre o Sul do Brasil neste sábado com chuva extrema e temporais., Há alerta vermelho do Nordeste da Argentina ao Sul do Brasil. | ASSAF SAAB DE SOUZA/ARQUIVO

A MetSul Meteorologia alerta para um sábado de muito alto risco meteorológico no Sul do Brasil. Chuva intensa e temporais vão atingir pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná no decorrer do dia. Os temporais em alguns pontos podem ser fortes a severos e os volumes de chuva excessivos em muitas cidades com acumulados mesmo extremos em alguns pontos de 100 mm a 200 mm em único dia, com alerta vermelho no Sul do Brasil e na província argentina de Misiones, fronteiriça com o Sul do Brasil.

Devem ser esperados transtornos em diferentes cidades, como alagamentos e inundações repentinas. Arroios e córregos podem transbordar e os níveis de alguns rios devem ter forte elevação. Temporais fortes a severos localizados podem causar danos em setores isolados, seja por granizo ou vendaval. O maior risco de tempo severo no Sul do Brasil se dará entre o Norte gaúcho e o Paraná.

A chuva e os temporais devem começar desde cedo na região. Ao longo da madrugada deste sábado, muitas áreas de instabilidade vão se formar sobre os três estados do Sul com precipitações localmente fortes, raios e temporais localizados. Muitos raios devem ser esperados em cidades do Noroeste gaúcho e do Oeste catarinense.

De manhã, a chuva atinge a maior parte do Sul do Brasil com precipitações muito fortes a intensas em algumas localidades, especialmente do Noroeste e do Norte gaúcho assim como no Oeste de Santa Catarina. Nestas áreas, a chuva por vezes será muito intensa e torrencial com altíssimos volumes em curto intervalo.

Entre a tarde e a noite deste sábado, a instabilidade prossegue na Metade Norte do Rio Grande do Sul e aumenta muito em vários pontos dos estados catarinense e paranaense com chuva forte a torrencial em diversas cidades e tempestades localizadas de vento, raios e queda de granizo.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para a madrugada, manhã, tarde e noite deste sábado pelo modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) em que se observa como a instabilidade será intensa neste sábado em vários pontos do Sul do país.

Um evento de enorme instabilidade está nos seus momentos iniciais no Sul do Brasil e vai prosseguir ao longo da semana que vem, o que vai fazer com que muitas áreas entre o Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná acumulem em apenas uma semana volumes de chuva de 200 mm a 400 mm com o pior esperado nos territórios catarinense e paranaense.

Haverá alagamentos, inundações, cheias de rios, enchentes, deslizamentos de terra e queda de barreiras nos três estados do Sul em consequência da chuva com acumulados excessivos a extremos, e mesmo extraordinários em algumas localidades.

A intensa instabilidade prossegue em parte do Sul do Brasil no domingo. Chuva forte a intensa e temporais isolados devem atingir Santa Catarina e o Paraná, especialmente entre a madrugada e o período da manhã.

No Rio Grande do Sul, por sua vez, o domingo terá sol e nuvens predominando no estado com ingresso de ar quente que vai trazer um dia de calor, raro neste mês de outubro. O forte aquecimento pode gerar áreas de instabilidade isoladas da tarde para a noite no território gaúcho.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.