O Rio Grande do Sul registrou hoje temperaturas mínimas abaixo de zero em diversos municípios no amanhecer mais frio no estado desde a onda de frio da primeira semana de julho, a mais intensa deste ano.

DANIEL BADRA
O frio intenso do começo desta quarta-feira foi resultado da massa de ar frio que chegou ao estado na segunda-feira, impulsionada pelo ciclone extratropical que se formou na costa com ventos acima de 100 km/h.
As menores mínimas hoje cedo no Rio Grande do Sul foram de -3,4ºC em São José dos Ausentes; -2,8ºC em Pinheiro Machado; -2,3ºC em Soledade; -2,0ºC em Capão Bonito do Sul e André da Rocha; -1,9ºC em Monte Alegre dos Campos e Vacaria; -1,4ºC em Herval; -1,2ºC em Getúlio Vargas; e -1,0ºC em Tunas.
Os termômetros indicaram ainda mínimas negativas hoje cedo de -0,5ºC em Fontoura Xavier; -0,4ºC em Ibirapuitã; -0,2ºC em Lagoa Vermelha; e -0,1ºC em Bom Jesus.
Com as marcas negativas doe hoje, o Rio Grande do Sul já soma em 2025 um total de 41 dias com registro de temperatura abaixo de zero. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 em junho e 15 até agora no mês de julho.
Na Grande Porto Alegre, o frio foi intenso também hoje cedo. Em Porto Alegre, estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram mínimas de 4,3ºC em Belém Novo e de 5,9ºC no Jardim Botânico.
Já na área metropolitana, estações indicaram mínimas de 2,2ºC em Viamão; 2,6ºC em Gravataí; 4,1ºC em Novo Hamburgo; 4,2ºC em Barra do Ribeiro; 4,4ºC em Eldorado do Sul; e 5,2ºC em São Leopoldo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.