Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de vendavais em parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (19) com o avanço de intensas áreas de instabilidade a partir do Uruguai e da Argentina para o estado.

Um sistema de onda curta interage com uma massa de ar extremamente quente que atua no interior do continente associada a uma bolha de calor sobre o Paraguai e o Norte da Argentina.

Na tarde da quarta-feira, a Argentina teve máximas de 44,0ºC em Rivadavia; 41,8ºC em Presidencia Roque Saenz Peña; 41,3ºC em Resistencia; 41,1ºC em Corrientes; 40,9ºC em Las Lomitas; 40,7ºC em Formosa; e 40,1ºC em Tartagal. Paraguai registrou máxima de 42ºC no interior do país enquanto o aeroporto de Assunção marcou 41,4ºC.

Na noite da quarta-feira, fortes a intensas áreas de instabilidade avançaram pelo Centro da Argentina com tempestades severas nas províncias de Santa Fé e Entre Rios, e que foram alimentadas pelo ar quente, gerando um sistema convectivo.

Na província de Santa Fé, vídeos publicados nas redes sociais mostraram vários caminhões tombados pela força de violentas rajadas de vento na Ruta 9, altura de Cañada de Gomez.

A MetSul adverte que estas tempestades na Argentina vão avançar para o Norte do Uruguai e devem chegar ao Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã desta quinta com alto risco de tempo severo.

O sol chega a aparecer com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta, mas o tempo se instabiliza com o avanço da instabilidade ainda no começo do dia em setores do Oeste gaúcho.

No decorrer do dia, a instabilidade avança e atinge áreas do Noroeste, Campanha, Centro e o Sul. Alguns modelos, como o de alta resolução WRF, ao contrários dos modelos globais, indicam que a chuva pode atingir grande parte do estado até o fim do dia.

Há risco alto de chuva localmente forte, especialmente em pontos da fronteira com o Uruguai e da Campanha com volumes altos em curto período, o que pode provocar alagamentos e enxurradas.

Uma das maiores preocupações, no entanto, é o vento. Os mapas abaixo mostram as projeções de vento máximo dos modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e europeu ECMWF.

Mapa de vento com risco de vendavais do modelo WRF

METSUL

Mapa de vento com risco de vendavais do modelo WRF

METSUL

Como se observa, os modelos indicam vento perto e acima de 100 km/h em diversos pontos da Metade Oeste gaúcha e em alguns setores rajadas tão fortes quanto 120 km/h e superiores.

Alerta-se, assim, para o risco de vendavais, alguns até isoladamente fortes e com danos, sobretudo na Metade Oeste. O risco de vendavais inclui o Oeste, Campanha, Centro, Noroeste e o Norte do estado. Isoladamente, não se descarta a possibilidade mesmo de vendavais destrutivos.

Em Porto Alegre e na região metropolitana, o sol aparece com nuvens nesta quinta-feira. O dia é de calor com marcas à tarde entre 31ºC a 33ºC na maior parte da área metropolitana, mas em alguns pontos pode fazer mais. Na segunda metade do dia, não se pode afastar a possibilidade de chuva ou temporal por conta de áreas de instabilidade que estarão avançando pelo estado, mas os dados indicam risco muito menor de tempo severo na comparação com a Metade Oeste.

Anúncios