Anúncios

O deslocamento de uma frente quente trouxe chuva com raios ontem para a maioria das regiões com granizo miúdo em algumas cidades, casos de Rio Pardo e de Santo Ângelo. O começo de uma sequência de dias muito instáveis.


MetSul alerta que a instabilidade aumenta neste fim de semana, mais amanhã, com temporais freqüentes no Estado até terça. A instabilidade se intensificará à medida que ar por demais quente tomará conta de parte do território gaúcho. Ar quente é combustível para tempestades em atmosfera úmida e a massa de ar que chegará será superaquecida.

Por isso, há um alto potencial de temporais fortes a severos amanhã, segunda e terça. Risco será maior na Metade Norte, onde a atmosfera estará mais quente, principalmente da tarde pra noite.

Segue o alerta que a grande ameaça é granizo, médio a grande em alguns pontos, logo com potencial destrutivo isoladamente. Mapas abaixo mostram as projeções de risco de granizo do modelo americano GFS para hoje, amanhã e segunda, altíssimo em pontos da Metade Norte amanhã e na segunda.


Enfatiza-se que granizo podeocorrer em áreas não indicadas como de alto risco. Alerta-se ainda que alguns temporais podem chegar com muitos raios e vendavais isolados. A segunda preocupa muito porque a temperatura pode se aproximar dos 40ºC em algumas áreas do Estado.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios