Anúncios

Intensas áreas de instabilidade atuam desde a madrugada sobre o Uruguai, provocando chuva forte em vários pontos e temporais isolados. No Rio Grande do Sul, a maioria das regiões tem sol com calor intenso. A tarde de hoje é escaldante no Estado com marcas entre 38ºC e 40ºC em alguns pontos, apesar da sensação térmica maior devido à elevada umidade relativa do ar. Justamente a combinação de calor e umidade pode favorecer entre o meio da tarde e o período da noite a ocorrência de temporais isolados no Rio Grande do Sul. Com o calor excessivo, há o risco de temporais fortes localizados.



A maior preocupação nas próximas horas é com o Sul do Estado e o Uruguai, áreas que devem registrar condições de tempo muito instáveis e severas. Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (imagem abaixo) atuará com força na região hoje à noite e começo da sexta-feira, proporcionando cenário favorável a eventos muito severos localizados como vendavais, granizo e até mesmo o risco de atividade tornádica. Alguns dos temporais no Uruguai e no Sul gaúcho podem ser muito intensos.


Na próxima noite e madrugada deve começar a se organizar uma frente fria no Uruguai e no Centro da Argentina, formando  linha de tempestades muito forte e com elevado potencial de vendavais intensos e atividade tornádica. A linha de tempestades invade o Rio Grande do Sul pela fronteira com o Uruguai e a região de Uruguaiana no começo da sexta-feira, ainda com forte intensidade. No decorrer da sexta, a instabilidade forte alcança as demais regiões do Estado. Como a atmosfera vai estar muito quente, pelo forte calor é projetado para as primeiras horas da sexta, é alto o risco de temporais no território gaúcho ao longo da sexta-feira. Alguns podem ser fortes e com potencial de causar danos, sobretudo porque a pressão atmosférica deve estar muito baixa. Abaixo confira os mapas com as projeções de um modelo de alta resolução que estima a refletividade do radar e que sinaliza a formação da linha de tempestades na próxima noite.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O que vai impressionar muita gente será a temperatura da próxima noite e da madrugada da sexta-feira. São possíveis marcas acima de 30ºC em pleno começo de madrugada, o que tornará a noite extremamente desagradável. Faz muito calor do Centro para o Norte do Estado na manhã de sexta, antes da chuva que deve alcançar a maioria das localidades da tarde para a noite com o avanço do sistema frontal. Santa Catarina terá uma sexta-feira tórrida com máximas de até 40ºC. Ar mais ameno ingressará no sábado e interrompe a sequencia de dias escaldantes. No deslocamento da frente fria nesta sexta e no começo do sábado, é alto o risco de temporais, inclusive localmente intensos e com potencial de danos, também em Santa Catarina e Paraná.

Anúncios