É muito grave a situação no Vale do Paranhana desde a madrugada deste sábado pela cheia do Rio Paranhana que é uma das maiores em anos, consequência dos volumes muito altos de chuva que ocorreram entre ontem e hoje na Serra Gaúcha.
O Rio Paranhana é de resposta muito rápida à ocorrência de chuva excessiva, assim cidades do vale inundam poucas horas depois de um evento de precipitação volumosa na região serrana do Rio Grande do Sul.
Os transtornos ocorrem em várias cidades do vale neste começo de sábado com registro de inundações em diversos municípios. A situação é mais grave em Igrejinha e em Três Coroas, onde a água subiu muito na área urbana. Por redes sociais, moradores apelam por barcos e botes para que sejam resgatados.
De acordo com o jornal Repercussão, Parobé também enfrenta inundações pela cheia. Há ruas alagadas. Prefeitura e Defesa Civil atuaram desde o começo do dia para remover dezenas de pessoas para uma escola municipal que está sendo usada como abrigo.
Em Rolante, desde ontem à noite, o Corpo de Bombeiros Voluntários presta socorro e atendimento para moradores de áreas próximas aos rios Rolante e Areia. São mais de vinte pontos interditados ou com lâmina de água em ruas e estradas. A cheia do Rio Rolante, inclusive, atinge o acesso principal da cidade. Em Riozinho, acessos ao município estão com bloqueios por deslizamento de terra.
Quem tem viagem marcada para Gramado, deve reconsiderar os planos. Há vários pontos com lâmina de água e pedras na pista na subida para a Serra na ERS-115 em Três Coroas. Houve desmoronamento perto do pórtico de entrada da cidade, no sentido Três Coroas – Gramado. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o trânsito está fluindo, mas com lentidão, sendo necessário o uso do acostamento.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.