Anúncios

A semana que se inicia no Rio Grande do Sul terá mais características de julho que maio. Começa ainda com chuva e garoa em parte do estado, mas terá vários dias com sol e temperaturas baixas sob a influência de uma massa de ar seco e frio de origem polar que receberá um reforço no meio da semana, de acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Foto mostra pessoa agasalhaada pelo frio no Rio Grande do Sul

Frio vai marcar a semana no Rio Grande do Sul | ALEX ROCHA/PMPA

Uma massa de ar seco e frio toma conta do Rio Grande do Sul nesta segunda (18) e traz um dia de temperaturas invernais com mínimas e máximas baixas. O sol aparece com nuvens na maior parte do estado, mas ocorre momentos de céu claro no Oeste. O tempo abre em várias cidades que começaram o dia com instabilidade, como em Porto Alegre.

No Nordeste e no Norte gaúcho, maior nebulosidade com chuva e garoa, especialmente entre a madrugada e de manhã. Pontos da Serra e do Litoral Norte ainda podem ter instabilidade na segunda metade do dia. Por isso, a tarde será fria na Serra e Aparados com marcas ao redor e até abaixo de 10ºC. Faz frio agora cedo, mas em muitas cidades as mínimas ocorrem à noite.

Na terça (19), o sol predomina no Rio Grande do Sul. O começo do dia pode ter neblina, nuvens baixas ou cobertura de nuvens baixas em diferentes pontos, mas depois o sol aparece. A tarde será de céu claro na maior parte do estado. O dia começa muito frio com mínimas abaixo de 5ºC na maioria dos municípios e marcas negativas em alguns, o que deve trazer geada em muitas cidades. Frio mais intenso na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste. A tarde será bastante amena.

Já a quarta-feira (20) terá a presença do sol em todo o estado, mas, devido à chegada de um reforço de ar polar, nuvens ingressam no decorrer do dia na maior parte do território gaúcho, especialmente no Sul, Centro e o Leste do estado. A quarta-feira começa outra vez com muito frio e marcas inferiores a 5ºC na maioria das localidades com formação de geada e algumas cidades terão marcas negativas. A tarde torna a ser amena com máximas inferiores a 20ºC.

Anúncios

Na quinta (21), o sol aparece com nuvens em várias cidades ao menos em parte do dia, mas o Rio Grande do Sul terá um grande aumento da nebulosidade com momentos de nublado a encoberto em muitos municípios. A quinta começa com muito frio, geada em diversas localidades e as menores marcas devem ocorrer no Norte do estado e nos Campos de Cima da Serra, com valores abaixo de zero. Por conta da abundante nebulosidade que aumenta, a temperatura pouco se eleva e o frio prossegue mesmo durante a tarde com máximas de apenas 10ºC a 15ºC na maior parte dos municípios.

Já na sexta-feira (22), o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, entretanto tornam a ocorrer momentos de maior nebulosidade com céu nublado a encoberto em vários pontos da geografia gaúcha. Mesmo precipitação leve não se descarta em alguns pontos. Faz frio mais uma vez o dia todo em grande parte do estado com mínimas e máximas baixas. O amanhecer terá marcas perto ou abaixo de zero em algumas cidades com geada enquanto a tarde deve ter máximas inferiores a 20ºC na maioria dos municípios.