O Rio Grande do Sul vive uma tarde com frio incomum para o período da tarde em que a temperatura às 15h, mesmo com a presença do sol, estava abaixo de 10ºC em praticamente todo o estado e até mesmo em Porto Alegre.

ALEX ROCHA/PMPA
Estações particulares e da Secretaria da Agricultura indicavam às 15h marcas de 2,5ºC em São Francisco de Paula; 3,5ºC em Rolante; 3,9ºC em Morro Reuter; 4,6ºC em Picada Café; 4,7ºC em Pinheiro Machado e Monte Alegre dos Campos; 4,8ºC em Gramado; e 4,9ºC em Bom Jesus e São Martinho da Serra.
Já estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam no mesmo horário só 5,5ºC em Canguçu; 5,6ºC em Cambará do Sul; 5,7ºC em Lagoa Vermelha; 5,8ºC em Vacaria e Soledade; 6,4ºC em Passo Fundo; e 6,9ºC em Caçapava do Sul e Palmeira das Missões.
Em Porto Alegre, a estação meteorológica do bairro Jardim Botânico do órgão federal marcava às 15h somente 9,5ºC. Com sol, esta é uma temperatura muito atípica para o horário em Porto Alegre, que costuma ocorrer apenas em dias de tempo nublado ou encoberto. A máxima média histórica de julho na estação é de 19,7ºC, ou seja, fazia 10ºC a menos que a normal climatológica desta época do ano.
A cidade de Buenos Aires teve ontem uma tarde de frio histórico com sol e muitas nuvens. A máxima foi de apenas 5,6°C no Observatório Central, a menor para junho desde 1918 e a sexta tarde mais fria desde o início dos registros no Observatório Central da capital em 1906.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.