O Rio Grande do Sul será um dos estados mais úmidos do Brasil nesta quinta-feira em dia pesado e de abafamento em diversas regiões gaúchas com valores de umidade relativa do ar acima do que normalmente se registra nesta época do ano.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de umidade relativa do ar para 15h desta quinta-feira pelo modelo norte-americano GFS em que se observa como a umidade vai estar muito alta no território gaúcho.
Juntamente com os estados do Norte, o Maranhão e o Mato Grosso, o Rio Grande do Sul deve ter os mais altos índices de umidade do país no decorrer desta quinta-feira.
Com um padrão de bloqueio atmosférico associado a ar muito quente que inibe chuva em grande parte do Sudeste do Brasil, a umidade da Amazônia acaba canalizada pelo interior do continente rumo ao Rio Grande do Sul.
Dados de modelos numérico analisados pela MetSul Meteorologia apontam valores altos de água precipitável sobre o território gaúcho nesta quinta-feira, o que reforça a preocupação com chuva forte a intensa em pontos do estado.
Água precipitável é a quantidade total de vapor d’água na atmosfera que pode se condensar e cair como precipitação se toda a coluna de ar fosse resfriada até a saturação, um indicador usado na Meteorologia para se prever precipitação.
A umidade já começou a se elevar muito ontem em parte do estado. Porto Alegre estava com índices de umidade relativa do ar acima de 900% no final da quarta-feira na estação do Jardim Botânico.
Durante a madrugada de hoje, a estação de Belém Novo do Instituto Nacional de Meteorologia, no Sul de Porto Alegre, chegou a 100%. Outras estações do órgão federal que anotaram umidade de 100% incluem Jaguarão, Rio Grande, Encruzilhada do Sul, Camaquã, Tramandaí e Cambará do Sul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.