O Rio Grande do Sul completou neste sábado (5) trinta dias neste ano com registros de temperaturas mínimas abaixo de zero, mostra um levantamento realizados pela MetSul Meteorologia.

Geada no município gaúcho de Sobradinho | IARA PUNTEL
Este sábado foi o sexto dia seguido com mínimas negativa no estado, ou seja, todos os dias de julho até agora foram de mínimas abaixo de zero no território gaúcho, efeito da forte massa de ar polar do começo deste mês.
O número de cidades com mínimas negativas neste sábado foi pequeno comparado à primeira metade da semana, quando centenas de municípios gaúchos tiveram marcas abaixo de zero nas madrugadas de terça e quarta.
Hoje cedo, entre cidades que possuem estações meteorológicas no Rio Grande do Sul, apenas três anotaram mínimas negativas. Fez -2,1ºC em Pinheiro Machado; -1,3ºC em Soledade; e -0,3ºC em São José dos Ausentes.
Dos 30 dias com marcas negativas até agora em 2025 no Rio Grande do Sul, foram 3 dias em abril, 6 em maio, 16 em junho e 5 até agora no mês de julho.
Os períodos mais frios em termos de mínimas negativas se deram 28 de abril e 1º de maio, 21 a 23 de maio, 30 de maio a 2 de junho, 6 a 13 de junho, a última semana de junho e agora a primeira semana de julho.
As três menores mínima de 2025 no Rio Grande do Sul ocorreram todas nesta primeira semana de julho com 9,1ºC em Pinheiro Machado no dia 2; -7,3ºC em Livramento no dia 1º; e -6,1ºC no dia 3 em Pinheiro Machado (iguala o -6,1ºC de 25 de junho em Capão Bonito do Sul).
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.