Anúncios

O Rio Grande do Sul completou nesta sexta-feira, 15 de agosto, 50 dias com registro de temperaturas mínimas abaixo de zero no estado até agora em 2025, um número elevado pela alta frequência de massas de ar frio.

Inverno rigoroso traz alto número de noites frias com mínimas negativas | FABIAN RIBEIRO/ARQUIVO

A temperatura mínima desta sexta no Rio Grande do Sul foi observada numa estação meteorológica automática em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde os termômetros indicaram -0,4ºC.

Com a mínima negativa de hoje, o Rio Grande do Sul já soma no ano 50 dias com mínimas negativas. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 dias em junho, 16 dias em julho e 8 dias até agora neste agosto.

A primeira temperatura negativa do ano no território gaúcho ocorreu em 28 de abril com marca de -0,5ºC em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no Sul gaúcho.

As três menores mínimas do ano até agora no estado – e provavelmente definitivas para 2025 – foram de -9,1ºC em 2 de julho (Pinheiro Machado); -7,3ºC em 1º de julho (Livramento); e -6,1ºC em 25 de junho (Capão Bonito do Sul) e 3 de julho (Pinheiro Machado).

O período de 23 junho a 10 de julho foi extremamente frio e o mais gelado deste ano no estado. Neste intervalo, todos os dias tiveram mínimas abaixo de zero no Rio Grande do Sul com exceção de 29 de junho devido à ocorrência de chuva.

O Rio Grande do Sul alcançar 50 dias com marcas negativas no ano em 15 de agosto é um indicativo de que o inverno deste ano está mais frio do que o habitualmente visto em anos recentes com frio mais frequente e por vezes muito rigoroso.

O número alto de 2025 recorda o de 2016, ano que igualmente teve um elevado saldo de dias com marcas negativas no território gaúcho e que passaram de 60 até a primavera daquele ano, conforme levantamento da MetSul Meteorologia à época.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.