Anúncios

Chuva intensa voltou a atingir a cidade do Rio de Janeiro e outros municípios da área metropolitana no fim da tarde e começo da noite desta segunda-feira (9), provocando alagamentos generalizados, deslizamentos de terra, transtornos no transporte público e deixando ao menos duas pessoas feridas.

Chuva no Rio de Janeiro

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Diante do cenário, a capital fluminense entrou no Estágio 3 de atenção às 19h24, o que indica ocorrências que já impactam a rotina da população.

As vítimas foram um homem e uma mulher que sofreram choque elétrico durante um alagamento na esquina da Rua Santa Clara com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois tiveram ferimentos moderados e foram encaminhados a um hospital da região.

A chuva intensa também causou deslizamentos em diferentes pontos da cidade. Na Avenida Niemeyer, que liga as zonas Sul e Sudoeste, houve queda de terra próximo ao Leblon, levando à interdição total da via nos dois sentidos. Outros deslizamentos foram registrados na Rua Canitar, no Complexo do Alemão, e na Rua Santa Carolina, na Tijuca, ambas na Zona Norte.

Em razão do risco geológico, 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades, entre elas Formiga, Sapê e Jamelão. Equipes da Defesa Civil orientaram moradores de áreas de risco a se deslocarem para pontos de apoio e permanecerem atentos a novos alertas.

Além dos deslizamentos, a chuva provocou quedas de árvores em bairros como Barra da Tijuca, Tanque, Alto da Boa Vista e também na Avenida Niemeyer. O Aterro do Flamengo precisou ser interditado no sentido Copacabana, na altura dos campos de futebol, por causa de alagamento, com desvio implantado para a Praia do Flamengo.

Bolsões d’água e ruas completamente alagadas foram registrados em diversas regiões. O Centro de Operações e Resiliência do Rio apontou ocorrências na Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Lagoa, Jardim Botânico, Cascadura, Bonsucesso, Piedade, Madureira, São Cristóvão, Cachambi e no Centro.

 

O temporal afetou também o transporte público. A SuperVia informou que trens chegaram a aguardar ordem de circulação por causa de alagamentos na via férrea. Estações como Praça da Bandeira, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier e Piedade tiveram interrupções temporárias.

No ramal Belford Roxo, a circulação foi parcialmente suspensa antes de ser normalizada à noite. O sistema BRT operou com intervalos irregulares em várias linhas devido a alagamentos e à queda de um fio de alta tensão em uma das vias do corredor TransOeste.

A prefeitura orientou a população a evitar deslocamentos desnecessários, não atravessar áreas alagadas e manter distância de postes e equipamentos energizados.

Quanto choveu

Os volumes de chuva foram elevados em curto intervalo. Em apenas quatro horas, os acumulados chegaram a 91,8 mm em Piedade, 86,2 mm em Madureira, 80,4 mm no Grande Méier, 72,8 mm no Jardim Botânico e 65 mm na Barra da Tijuca, segundo dados do Alerta Rio. Em intervalo de 24 horas, a chuva passou de 100 mm em diferentes pontos.

Vem mais chuva

O Rio de Janeiro segue sob instabilidade nas próximas horas e durante a terça, com muitas nuvens e períodos de chuva, que podem ser localmente fortes em curtos intervalos.

A partir da segunda metade da semana, porém, o cenário muda com a desorganização da ZCAS e a entrada de ar mais quente, favorecendo mais sol e elevação acentuada da temperatura. Quarta e quinta ainda podem ter chuva isolada e passageira, mas o calor aumenta, com máximas perto de 35°C. O Carnaval terá sol e calor de 37°C a 39°C.

Anúncios