A aproximação de uma frente fria, que avança por São Paulo, e a formação de um ciclone sobre o Atlântico a Sudeste do Rio Grande do Sul explicam o vento forte a muito forte com temperatura bastante elevada na madrugada de hoje no Rio de Janeiro.
Estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia indicaram no começo desta terça-feira rajadas de vento de 72 km/h na cidade do Rio de Janeiro (Marambaia) e de 78 km/h em Cabo Frio.
Mas o que mais chamou a atenção foram as temperaturas, altíssimas na madrugada desta terça e nas primeiras horas da manhã de hoje. Alguns pontos chegaram a ter 30ºC na madrugada.
A estação oficial de Angra do Reis anotava 28ºC a 29ºC entre 3h da madrugada e 7h da manhã. Às 8h, marcava temperatura de 31,8ºC. Já às 9h havia subido para 33,7ºC e às 10h já estava em 34,8ºC com máxima de 35,2ºC.
O mesmo ocorria na cidade do Rio de Janeiro com temperaturas no meio da manhã de 30ºC a 32ºC em várias estações e marcas elevadas até na estação do Forte de Copacabana, junto ao mar, onde costuma aquecer menos, que marcava quase 32ºC.
Por que isso? Vento do quadrante Norte quente e seco e com forte intensidade em altitude pela condição pré-frontal (aproximação da frente fria) está avançando de Norte, da Serra em direção ao litoral.
Ao interagir com morros, o vento quente da corrente de jato aquece mais a atmosfera. É o que explica as temperaturas altas da madrugada e manhã de hoje na cidade do Rio de Janeiro e outras localidades costeiras junto à Serra do Mar.
Correntes de vento de Norte trazem vento forte e temperatura muito alta no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira | METSUL
Ocorre um processo chamado de aquecimento adiabático que se dá com massa de ar descendo na atmosfera e sofrendo compressão ao escoar pelo relevo devido ao aumento da pressão, elevando sua temperatura sem troca de calor com o ambiente.
Esse processo explica porque áreas próximas a serras podem registrar calor intenso em situações de vento descendente. A corrente de vento, ao interagir com o relevo, intensifica esse efeito: o ar úmido e quente é forçado a subir na encosta de barlavento, perde parte da umidade, e ao descer no lado de sotavento aquece rapidamente, provocando episódios de calor excepcional conhecido como efeito föhn.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.