A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte a intensa na cidade do Rio de Janeiro e outros municípios da região metropolitana e do estado fluminense durante esta segunda metade da semana.

FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Já nesta noite de terça-feira (16) há possibilidade de chuva localmente forte a intensa em alguns pontos do estado do Rio, mas a instabilidade aumenta muito a partir desta quarta-feira (17).
Áreas de instabilidade vão se formar por convecção sobre São Paulo e o Sul de Minas Gerais com deslocamento para o estado do Rio de Janeiro. Outras vão se originar sobre o próprio estado fluminense.
Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir. À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.
O período compreendido entre esta quarta (17) e a sexta-feira (19) será de instabilidade muito forte no Rio de Janeiro com condições propícias à chuva localmente forte a intensa e ainda temporais isolados com raios e rajadas de vento forte.
As ocorrências localizadas de chuva forte podem trazer elevados volumes em intervalos curtos, gerando alagamentos, inundações repentinas e deslizamentos de encostas, o que pode fazer com que as sirenes soem em algumas comunidades cariocas.
Haverá um agravante nesta quarta-feira. Com uma massa de ar frio no Atlântico, vento úmido vai soprar do mar para o continente, trazendo a possibilidade de chuva orográfica, ou seja, associada ao relevo.
O fluxo de umidade do mar encontra o relevo da Serra, o ar ascende e se condensa ao encontrar temperatura mais baixa em níveis mais altos da atmosfera e se forma a chuva. Chuva orográfica não raro traz volumes excessivos a extremos com alto risco nesta época do ano em áreas de relevo e próximas na costa.
