A MetSul Meteorologia alerta que o Rio de Janeiro está ingressando nesta terça (3) em um período de prolongada instabilidade que vai trazer muitos dias de chuva e por vezes forte a intensa, o que oferece riscos à população.

Chuva por vezes forte a intensa deve trazer alagamentos e outros riscos na cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense (foto) e outras áraes do estado | Foto por PABLO PORCIUNCULA/AFP/METSUL
Um corredor de umidade se organiza neste começo de semana a partir do Norte do Brasil e leva ar tropical quente e muito úmido para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com atuação no estado do Rio de Janeiro.
O canal de umidade proporciona convecção que estimula a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical (carregadas) que podem despejar volumes altos de chuva em curto período, especialmente da tarde para a noite.
A chuva já nesta terça é localmente forte com precipitação por vezes até torrencial na cidade do Rio de Janeiro e no interior do estado, mas é recém o começo de um período de instabilidade frequente.
Os dados analisados pela MetSul indicam chuva no Rio de Janeiro todos os dias ao menos até o começo da próxima semana. Quando o atual canal de umidade se desorganizar, uma frente fria no começo da semana que vem voltará a intensificar a chuva.
O risco de chover forte a localmente intensamente não se limita à cidade do Rio de Janeiro e a sua área metropolitana.
Outras áreas do estado como a Costa Verde, a Serra Fluminense e a Região dos Lagos também têm possibilidade de chuva localmente volumosa e até excessiva.
O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo britânico UKMET do Met Office em que se observa como a chuva deve ser volumosa não apenas no Rio de Janeiro mas também no Sul de Minas Gerais.

METSUL
Vários pontos do estado do Rio de Janeiro podem somar apenas nesta semana volumes de 100 mm a 200 mm, entretanto não são descartadas marcas isoladas superiores, em especial em regiões perto e sobre montanhas por efeito de orografia (chuva associada ao relevo).
Sob o cenário que se apresenta, episódios de chuva volumosa podem provocar situações de transtornos e perigo à população, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
